Foram vários os munícipes, empresas e associações locais que responderam positivamente ao repto lançado por Aires Pereira, tomando a iniciativa de participar através do envio de contributos para o Plano Estratégico 2020-2030. A sociedade civil pronunciou-se sobre todos os objetivos estratégicos – 1. Coesão Social, 2. Vitalidade Económica, 3. Sustentabilidade Ambiental e 4. Cooperação Institucional, Externa e Digital.

De forma geral, os eixos prioritários mais visados nos contributos foram, sobretudo, os seguintes – 1.2 Habitação, 1.4 Educação, 1.6 Desporto, 3.1 Mobilidade, 4.1 O Mundo no Concelho e 4.4 Digitalização – o que denota uma particular atenção e interesse por parte dos poveiros em relação a estes temas. Importa realçar que não foi recebida qualquer sugestão ou crítica sobre a proposta de orçamento apresentada no Plano Estratégico 2020-2030.

A estrutura do Plano Estratégico manteve-se, mas foram feitas alterações às linhas de ações e foi alargado, também, o âmbito do eixo prioritário 1.3 ao tema do associativismo, de forma a acolher as vontades e necessidades expressas pelos cidadãos poveiros.

O Município da Póvoa de Varzim partilha agora a versão final desta visão estratégica; fruto de um processo de preparação, ao longo dos últimos meses, do qual participaram vários cidadãos dos mais diversos quadrantes políticos, idades, áreas profissionais e localidades do nosso concelho, como é o caso dos deputados da Assembleia Municipal André Tavares Moreira, Edgar Torrão e Miguel Pinto. Graças à dedicação de todos os envolvidos, estamos em situação de definir hoje – de forma abrangente, transversal e intergeracional – o tipo de impacto e transformação que queremos enquanto comunidade poveira para o futuro.

Nota Introdutória do Plano Estratégico 2020-2030

Plano Estratégico 2020-2030