Passar para o conteúdo principal

Foi perante uma plateia lotada que se realizou, esta tarde, a Mesa 7 do Correntes d’Escritas, moderada por Henrique Cayatte. O verso Porque era este lugar que eu precisava agora inspirou Joana Bértholo, José Alberto Postiga, Juan Gabriel Vásquez, Pedro Almeida Maia e Manuel Jorge Marmelo para diferentes interpretações.

Pela terceira vez no Correntes d’Escritas, Joana Bértholo referiu-se à inquietude em que vivemos atualmente: “a insatisfação torna-se constitutiva e desenvolvemos fraca tolerância à dor, ao desconforto, lutamos contra qualquer forma de perda ou vulnerabilidade. A ideia é estar sempre bem”.

As palavras “lugar” e “agora” do verso foram o ponto de partida para a intervenção de José Alberto Postiga que cativou o público com uma narrativa que levou o escritor poveiro a refletir sobre a fragilidade da vida: “porque teimo em manter esta vida de emigrante se era neste lugar que amo e me viu nascer que eu precisava estar agora e para sempre”.

Juan Gabriel Vásquez partiu dos versos anteriores ao apresentado “Só mal tocando as cordas da memória/ Consegue o coração ressuscitar” para se deter nos termos “memória” e “coração”. O escritor colombiano referiu que “todos temos um livro no nosso interior feito das nossas experiências e o trabalho do escritor é traduzir as memórias sentidas”.

Pedro Almeida Maia, que se estreou nesta edição como convidado, refletiu sobre o lugar em que a humanidade se encontra ao “travar inúmeras batalhas em simultâneo e a maior delas consigo própria, com o seu lugar interior clamando que o problema está no planeta”. Também Manuel Jorge Marmelo refletiu nesse sentido, aludindo à canção de António Variações “Porque eu só estou bem / Aonde eu não estou” para constatar que “o escritor é uma consciência em movimento e está sempre num lugar físico onde já não se encontra”.

Consulte o programa completo e acompanhe o 24.º Corrente d´Escritas no portal ou nas redes sociais da Câmara Municipal.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: Mercado Municipal

No Dia do Anjo, 10 de abril, e no feriado de 25 de abril, terça-feira, o Mercado Municipal estará encerrado.

Agradece-se a compreensão dos munícipes.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.