Com torre cilíndrica, pintada a vermelho, apoiado em três escoras de ferro e erguido a vinte e dois metros de altura, o Farol foi ponto central para uma conversa do programa “Viver Aqui” com José Flores Gomes, arqueólogo municipal, e com o Presidente do Grupo Recreativo de Regufe, Sérgio Ferraz, que esclareceram as origens deste antigo ponto de orientação dos pescadores na entrada da perigosa barra poveira.

Inaugurado em 1892, está atualmente inativo fruto do crescimento urbanístico, mas a sua importância não é menor, funcionando como herança patrimonial do concelho e símbolo do bairro de Regufe.

Integrado no itinerário cultural que visa o reconhecimento de outros espaços históricos da cidade, o Farol de Regufe foi requalificado pela Câmara Municipal em 2016 e funciona, cada vez mais, como local de visita obrigatória na Póvoa de Varzim.