O fotógrafo poveiro Américo Gomes, galardoado com alguns prémios nacionais e internacionais, foi o palestrante, numa sessão que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, e da Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado.

A sessão iniciou com uma breve resenha sobre a história e atividade do grupo “Póvoa Ontem e Hoje”, pioneiro na divulgação de fotografias e textos sobre a história da Póvoa de Varzim na rede social Facebook, feita pelo presidente da associação, José de Azevedo.

De seguida, Américo Gomes tomou a palavra, numa palestra subordinada ao tema “A Arte de Fotografar” ou “A Fotografia como Arte”, que prendeu a atenção da plateia. O conceituado fotógrafo falou da sua iniciação na Póvoa de Varzim, do ambiente romântico do interior do Porto de Pesca, convidativo a trabalhos de excelência, das exposições que fez com motivos marítimos, das suas fotografias artísticas e do seu próximo trabalho sobre o “Tabu” na fotografia.

O palestrante, primeiro fotógrafo de reportagem da Póvoa de Varzim e filho do proprietário da “Foto-Stúdio”, António Maria Gomes, emocionou-se ao falar da sua experiência em Angola, das visitas profissionais a escolas inseridas em bairros problemáticos e dos meninos africanos, aproveitando a oportunidade para lembrar que, apesar da pobreza e dificuldades que passavam, estes não perdiam nunca a sua pose natural de sorriso aberto no momento de tirar uma fotografia, naquele que era dos seus maiores prazeres. O público respondeu com entusiasmo e aplausos no final da intervenção.

No encerramento da sessão, Luís Diamantino desafiou o fotógrafo poveiro a publicar uma retrospetiva da sua obra, sugerindo alguns trabalhos e também exposições, de motivos a indicar pela Câmara Municipal.

A exposição “A Póvoa Ontem e Hoje através da fotografia”, inicialmente prevista para terminar a 31 de agosto, vai prolongar-se até 12 de setembro, no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim.