O espectáculo piromusical lançado esta madrugada foi o ex libris da noite e dia de São Pedro. Da zona norte da cidade espalhou-se pelos céus o incandescente fogo-de-artifício que se libertava ao ritmo da música atraindo a atenção de centenas de pessoas. A noite passada ficou também marcada pela actuação das rusgas, no Estádio do Varzim, que contou com o apoio de uma plateia de milhares que fervorosamente apoiavam o seu bairro. Mariadeira, Regufe, Belém, Norte, Sul e Matriz protagonizaram as suas coreografias e cantaram as músicas tradicionais abrilhantadas pelas cores dos trajes das tricanas que distinguem os bairros e conferem vida às actuações. Rivalidades à parte, porque o Santo assim o merece, os seis bairros uniram-se e subiram ao palco para apresentarem a Marcha de São Pedro, que englobou dois pares de cada. Este espectáculo contou ainda, pela primeira vez, com a participação de uma rusga formada por componentes do MAPADI para mostrar a inclusão desta instituição nas festividades da cidade.

A dedicação com que os bairros prepararam a festa foi notória nas actuações das rusgas na noitada de 28, nos palcos existentes nos Bairros Norte, Matriz e Sul numa alegria partilhada pelas ruas onde durante a noite desfilaram. Animação, sardinhas e vinho não faltaram naquela que foi a noite mais longa do ano para os poveiros e visitantes. Até ao amanhecer do dia 29, a folia manteve-se contagiando todos quantos se passeavam pelas várias artérias da cidade devidamente decoradas e adornadas de colorido, com destaque especial para os tronos onde figura o patrono da festa, São Pedro.

As solenidades religiosas das Festas de São Pedro cumpriram-se no dia 29 com a celebração da Missa de São Pedro e com a Majestosa Procissão de São Pedro que saiu da Igreja Matriz e, após percorrer diferentes ruas da cidade, recolheu na Igreja da Lapa. A procissão incorporou, como em anos anteriores, os três Santos Populares: S. Pedro, Sto. António e S. João e nela estavam representadas as associações do concelho devidamente engalanadas, bem como os seis bairros. No Dia de São Pedro  houve ainda lugar para um concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim, na Praça do Almada, que prolongou a sua actuação integrando a Procissão.

Como já vem sendo habitual, marcaram presença na nossa cidade para celebrar São Pedro vários elementos das delegações de cidades com as quais a Póvoa de Varzim mantém relações de geminação, Montgeron e Eschborn, sendo que o programa das festas incluiu, este ano, a Renovação do Acordo de Geminação com a cidade de Montgeron. É congratulador para o município e toda a comunidade poveira o envolvimento dos responsáveis políticos das cidades irmãs, nomeadamente Gérald Hérault, Presidente da Câmara Municipal de Montgeron, de modo a manter permanentes as relações entre as suas comunidades e fortalecer os laços de amizade existentes.

Acompanhe, no portal municipal, o que ainda resta do programa de São Pedro e reviva cada iniciativa através das imagens que publicamos.