São Pedrinho e a Pequenada é o nome desta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, e que há já alguns anos faz parte do programa das Festas de São Pedro e tem como objectivo incentivar os mais pequenos a participar nas rusgas, uma tradição poveira bastante emblemática. Por isso, imitam coreografias, cantam músicas típicas e envergam trajes tradicionais.

Luís Diamantino, Vereador dos Pelouros da Educação e da Cultura, recebeu os participantes e assistiu a esta festa que pais, familiares e amigos também não quiserem perder. Os petizes não se fizeram rogados: assumindo com responsabilidade o papel que lhes foi dado, mantiveram o cuidado nas poses e nas coreografias, preparadas com afinco pelas educadoras nas últimas semanas.

Centro Social e Paroquial de Terroso, Jardim Escola O Ribeiro, Centro Social e Paroquial de Beiriz, No Reino da Aventura, Centro Social Monsenhor Pires Quesado (Matriz), Centro Social de Bem Estar S. Pedro de Rates, A Beneficente – Monsenhor Pires Quesado, A Beneficente – Jardim Escola Stº. António, Obra de Santa Zita, Jardim de Infância Cego do Maio, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social e Paroquial de Navais, Grande Colégio da Póvoa, Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, Centro Social e Paroquial de Aguçadoura foram as instituições participantes.

Ainda hoje, às 22h00, serão inaugurados os tronos espalhados pelos seis bairros da cidade (Mariadeira, Regufe, Belém, Norte, Sul e Matriz) que embelezam os espaços e revelam a veneração da comunidade pelo Santo.

Acompanhe, no portal municipal, o programa de São Pedro e reviva cada actividade através das imagens que publicamos.