A primeira prova foi para a estrada de manhã e era destinada a atletas profissionais. A Clássica da Primavera, uma competição emblemática no país, reuniu perto de 100 participantes para o percurso de 130 quilómetros que teve início junto à Esplanada do Carvalhido. Esta competição foi, ainda, a primeira do calendário do ciclismo a contar para a Taça Nacional de Estrada. As principais equipas portuguesas de Elites e Sub-23, da vertente de ciclismo de Estrada, participaram na Clássica da Primavera e comprovaram, mais uma vez, como o ciclismo é uma modalidade de fortes emoções. À entrada da quinta volta (o percurso consistia em seis voltas) um grupo de sete ciclistas escapava ao pelotão. A vantagem foi aumentando até se cifrar em 55 segundos, altura em que a equipa da LA iniciou a perseguição, mas sem ganhar grande tempo. A meio da penúltima volta, José Mendes (LA) e Delio Fernandez (Onda) juntaram-se ao grupo da frente, que passou a ser formado por nove unidades, por pouco tempo, pois César Fonte atacava sozinho, juntando-se-lhe José Gonçalves, um pouco mais à frente. Os dois isolaram-se durante a parte final da corrida, com o Carmim-Prio, a Liberty Seguros e a LA a encetarem a perseguição. Pensava-se que os dois ciclistas iam chegar isolados, mas cá atrás eram muitos contra tão poucos e a aventura terminou a 300 metros para o risco de chegada. No sprint final, Samuel Caldeira não perdeu a oportunidade de poder valer as suas capacidades de sprinter, vencendo à vontade.

Estes foram, então, os dez primeiros ciclistas a cruzar a meta:
1 Samuel CALDEIRA Carmim/Prio 3:07:39
2 Bruno SARAIVA Louletano/Dunas Douradas m.t.
3 Sérgio RIBEIRO Efapel/Glassdrive m.t.
4 Rafael SILVA Liberty Seguros/Feira/Specialized m.t.
5 Edgar PINTO LA/Antarte m.t.
6 Filipe CARDOSO Efapel/Glassdrive m.t.
7 Antonio CARVALHO Mortágua m.t.
8 Luís SILVA Carmim/Prio m.t.
9 César FONTE Efapel/Glassdrive m.t.
10 Hélder OLIVEIRA Onda m.t.

À tarde, as cores dos fatos dos ciclistas voltaram a avivar as ruas do concelho. À semelhança da Clássica da Primavera, os participantes desta prova – cerca de 230 – iniciaram o seu percurso junto à Esplanada do Carvalhido, local onde também terminaram a sua participação, após um trajeto de aproximadamente 65 quilómetros. As freguesias de Aver-o-Mar, Navais, Estela, Laundos, Terroso, Amorim e Póvoa de Varzim foram “visitadas” pelos atletas. Um dos objetivos desta iniciativa foi proporcionar a atletas que não são profissionais a oportunidade de fazerem o percurso da Clássica da Primavera, uma das competições mais prestigiadas do país. A competir lado a lado com os participantes da prova “Ciclismo para Todos” estiveram atletas masters. Isto porque, conjuntamente com essa competição, decorreu o Campeonato Regional de Masters. Três escalões de atletas (A, entre os 30 e os 39 anos; B, entre os 40 e os 49 anos; e C, com mais de 50 anos) disputaram o título de Campeão Regional. E são estes os vencedores de cada escalão e, consequentemente, Campeões Regionais: Jorge Salgado (Sub-23), do CDC de Navais; Luís Mendonça (Elites), do AMVE – Garantir Norte; Luís Lameira (Veteranos A), do Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho; Vítor Lourenço (Veteranos B), do Viveiros Vítor Lourenço – Sintra CC; José Ferreira (Veteranos C), do Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho. As classificações completas podem ser consultadas aqui.

A prova Ciclismo para todos faz parte do Troféu Cidade da Póvoa de Varzim, que inclui cinco provas. Depois de sábado, a competição continua no dia 6 de maio, com a prova “Póvoa – Sr.ª da Graça”; no dia 17 de junho, acontecerá a prova, “Póvoa – Castelo de Paiva”; no dia 15 de julho, a prova “Póvoa – Gerês” e, finalmente, no dia 8 de setembro, arranca a última etapa deste Troféu Cidade da Póvoa de Varzim, o “Bikecamp”.

Os interessados em participar neste Troféu devem efetuar as inscrições no seguinte sítio eletrónico: www.bikeservice.pt.

As imagens da Clássica da Primavera e do Ciclismo para todos estão disponíveis no Portal Municipal, aqui.

Ambas as provas realizadas no sábado foram organizadas pelo Centro Desportivo e Cultural de Navais, pela Bikeservice e pela Associação de Ciclismo do Porto, contando com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.