Apesar da praia ser uma área da exclusiva responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente, esta não deixa de ser uma preocupação do Município da Póvoa de Varzim. Para o Presidente da Câmara, “a praia é a imagem da nossa cidade e tem muito a ver com a identificação do nosso concelho. Por isso, temos sempre muitas preocupações, nomeadamente, de asseio, de recuperação dos equipamentos e de segurança”, acrescentando que esta se verifica “quer na praia através do investimento que fizemos na formação dos nossos nadadores salvadores quer na via pública através da criação das brigadas mistas (agente da PSP e agente da Polícia Municipal) ”.

A questão da segurança também foi referida pelo Presidente d’Os Delfins e pelo Comandante Marques Coelho sendo que a maior preocupação de ambos é manter a inexistência de mortes nas nossas praias durante a época balnear e, se possível, diminuir o número de incidentes. Para o efeito, “foram adquiridos novos meios de salvamento, reforçou-se o número de nadadores salvadores e a sinalética informativa foi reforçada”, esclareceu o Comandante lembrando que “somos todos nadadores-salvadores uns dos outros, em primeiro lugar”.

Quanto a expectativas para esta época balnear, Aires Pereira está convencido que, “em função dos sinais que nos chegam do alojamento que está todo preenchido, a juntar à animação que o Município tem prevista para todo o Verão com diversas iniciativas, temos condições para um Verão muito indutor do nosso comércio”.

O Presidente da Câmara aproveitou a ocasião para deixar um alerta para que as pessoas estejas atentas ao processo de revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira que está a decorrer: “a alteração a este plano está a ser feita à distância, nas diferentes cidades da costa, sem conhecimento no terreno da realidade morfológica de cada praia e como cada praia está organizada”. Sobre este assunto, adiantou que já manifestou a sua “profunda discordância que aliás é comum aos restantes Presidentes de Câmara pela forma irracional como está a ser elaborada esta revisão ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira”.

Em relação ao espaço resultante da demolição do edifício Maresia, o edil transmitiu que “estará concluído no final do mês de junho e está ser intervencionado para ter uma zona desportiva, como tinha anteriormente, devidamente remodelada, um parque infantil com dimensões generosas porque é uma zona com muitas crianças e uma área com equipamentos desportivos para que as pessoas se possam exercitar ao ar livre. Haverá ainda dois apoios com casas de banho e uma zona de chuveiros”.

Para assinalar simbolicamente a abertura da época balnear, o Presidente da Câmara e o Comandante Marques Coelho hastearam, na Praia Verde, as bandeiras de “Praia com Qualidade de Ouro” e de sinalização (verde).

De referir que nesta praia vai, uma vez mais, decorrer o projeto IN Póvoa – Praia para todos, inserido no “Projeto Unidos Vencemos Barreiras” do Instituto Maria da Paz Varzim em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Esta iniciativa, que começou em 2016, tem permitido que munícipes e turistas com limitações de mobilidade possam usufruir do mar e da praia de forma mais plena, através de cadeiras anfíbias e da colaboração de voluntários da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim.