Na Póvoa de Varzim serão várias as iniciativas levadas a cabo para celebrar este dia.

No sábado, 7 de novembro, a partir das 8h30, terá lugar mais uma edição do Mercado de S. Martinho, com castanhas assadas para os clientes deste espaço comercial na Praça Marquês de Pombal. Assim sendo, se já é cliente habitual do Mercado esta será uma visita diferente, se não tem o hábito de aqui fazer compras não perca a oportunidade de se tornar freguês deste espaço. Em ambos os casos será presenteado com um cartuchinho de castanhas. A iniciativa, que conta com o apoio dos comerciantes do Mercado, vai de encontro à dinamização que o Município tem vindo a desenvolver e que consiste na melhoria dos serviços quer para os comerciantes quer para os clientes. “Mercado Municipal: um prazer original!” pretende, deste modo, atrair novos públicos ao Mercado e dar maior visibilidade à qualidade dos produtos vendidos.

À noite, a partir das 20h30, haverá Jantares de São Martinho, nos Bairros Norte e Sul.

Na Sede do Centro de Desporto e Cultura Juvenorte serão servidos os tradicionais rojões com os habituais acompanhamentos. A animação estará a cargo do “Duo Glamour”. A noite terminará com magusto, com castanhas assadas e jeropiga. Os interessados devem reservar mesa até ao dia 4 de novembro, através do telemóvel 914 074 771. O custo do jantar é de 15 castanhas por pessoa.

Na Sede do Leões da Lapa Futebol Clube, haverá “lume, castanhas, música e vinho”. O jantar terá música ao vivo com Miguel Laranjeira, por 15 leões. As reservas podem ser efetuadas com Luísa Couto (968 385 710) e Agostinho Regufe (919 407 617) ou no Bar da Sede do Leões da Lapa.

A União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai vai realizar um Baile de S. Martinho no dia 11 de novembro, entre as 15h00 e as 18h00. A atividade faz parte da ação “Oficinas Sénior”, organizada mensalmente pelo Gabinete de Urgência Social. O Baile de S. Martinho terá lugar no salão da Associação Cultural e Recreativa da Matriz, e terá animação musical a cargo do conjunto Módulo 6. Durante a tarde, serão distribuídas castanhas. É objetivo da atividade fomentar o convívio entre os séniores das freguesias, assim como manter a tradição de festejar o S. Martinho, enraizada na nossa comunidade há já várias gerações. A organização espera receber cerca de 300 idosos neste convívio. As inscrições são gratuitas e obrigatórias. Podem ser realizadas em todas as delegações da Junta ou através do telefone 252 618 903 e do email guspvz@gmail.com

O Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras” também vai organizar uma Festa de S. Martinho, no dia 14 de novembro, a partir das 20h30, na sua sede. Haverá petiscos caseiros, castanha assada e vinho novo, acompanhados de música alegre. O valor é de 15 castanhas e as reservas devem ser feitas através do número 913 318 358.

A Junta de Freguesia de Balasar também vai assinalar o S. Martinho com um Magusto, no dia 14 , às 21h00, no Recinto da Feira, junto ao edifício da Sede. Este convívio contará com um Encontro de Concertinas.