A abertura do evento teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, do Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, do Delegado Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, e do Coordenador do Congresso, Ângelo Vargas. Seguiu-se, no mesmo local, a palestra “Em nome do futuro – alguns marcos orientadores”, conduzida por Jorge Olímpio Bento.

Os trabalhos decorreram nos dias 18 e 19, no Axis Vermar, com a abordagem de temáticas no âmbito do Direito Desportivo, a sua transversalidade e importância atual com a intervenção de especialistas de enorme prestígio nacional e internacional.

Esta iniciativa enquadra-se no plano de atividades de âmbito desportivo e inclui-se na contínua aposta transversal no desporto que conferiu à Póvoa de Varzim o reconhecimento, pelo quinto ano consecutivo, de Município Amigo do Desporto. Tem sido notável nos últimos anos, e continuará a ser aposta do atual Executivo Municipal, o investimento na criação de espaços e equipamentos desportivos que promovem a prática de desporto em todas as freguesias do concelho.