O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor da Póvoa de Varzim (CIAC) aproveitou o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de março, para a realização de uma ação de divulgação do CIAC, sessões pedagógicas direcionadas para os jovens consumidores e de um debate alusivo ao tema.
Na terça-feira à tarde, 14 de março, a Praça da República recebeu uma ação de rua com vista a divulgar o papel do CIAC na comunidade. A iniciativa, que alcançou perto de duas centenas de pessoas, contou com a presença da Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi destinado às duas sessões pedagógicas e à conferência “Cidadão Esclarecido…Consumidor Prevenido”. As sessões pedagógicas, direcionadas a alunos do 9º ao 12º ano, realizaram-se da parte da manhã e ao início da tarde, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. Perante casa cheia, as sessões dirigidas pelo Banco de Portugal foram subordinadas aos temas “Quem não tem dinheiro não tem vícios” e “Pagamentos mágicos…mas nem tanto”, com apresentação de Cláudia Alves e Maria Helena Marques e participação das Vereadoras da autarquia poveira, Lucinda Delgado e Andrea Silva, respetivamente.
As sessões com os jovens estudantes versaram assuntos como a “Gestão do Orçamento” e o “Crédito”, com o objetivo de garantir que as gerações mais novas estão devidamente alertadas e preparadas para os perigos das compras por impulso e das possíveis fraudes relativamente aos pagamentos online.
Veja algumas imagens da sessão pedagógica matinal e vespertina:
Paralelemente, o Diana-Bar encheu para receber o debate “Cidadão Esclarecido…Consumidor Prevenido”. A conferência, aberta ao público, teve como convidado especial o Vice-Presidente da autarquia da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.
A Diretora do Centro de Formação de Consumidores da associação portuguesa do Direito de Consumo (apDC), Ângela Simões e o Diretor do Centro de Estudos de direito de Consumo da apDC, Mário Frota, foram os oradores do debate. Ângela Simões focou a sua apresentação nas problemáticas do “Engodo dos Rastreios Médicos” e dos “Produtos Milagrosos”, enquanto Mário Frota abordou os “Contratos por Telefone” e o “Assédio dos Concursos Televisivos”.
Este evento contou com o apoio do Banco de Portugal, da Associação Portuguesa de Direito de Consumo e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.