As comemorações começaram na Escola Básica e Secundária Campo Aberto, às 9h30, com a cerimónia de abertura e hastear da Bandeira Nacional e da Bandeira da União Europeia, ao som dos respetivos hinos. Os Vereadores Sílvia Costa e Marco Barbosa fizeram questão de participar neste momento tão importante de união e fraternidade comunitária.

Seguiu-se um momento musical por um ensemble de cordas da Escola Municipal de Música e uma simulação de uma sessão do Parlamento Europeu, promovida no âmbito do programa das escolas embaixadoras deste órgão legislativo diretamente eleito da União Europeia.

Da parte da tarde, a Escola Secundária Eça de Queirós e a Escola Básica de Rates juntaram-se a esta celebração com a realização de sessões de oportunidades de mobilidade juvenil no âmbito do programa Erasmus+ Juventude em Ação.

Por fim, a Escola Secundária de Rocha Peixoto engalanou-se para a II Gala Erasmus e contou com a entrega, pelo Vereador da Juventude, dos diplomas Europass de certificação da participação em programas Erasmus+ Educação e Formação aos alunos e professores intervenientes.