Estiveram presentes na sessão Manuel Ramos, mais conhecido por Nelo, Presidente da empresa organizadora do evento – M.A.R. Kayaks, Aires Pereira, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Mário Santos, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, e José Aurélio da Silva, Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Manuel Ramos explicou que esta era a 3ª edição do Nelo Summer Challenge e que iria decorrer no mesmo formato do ano passado, ou seja, serão disputadas duas provas, uma, no dia 27 de Agosto, de dez quilómetros em mar aberto entre a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, e outra, no dia 28, de 800 metros, com início e fim na Praia da Salgueira, na Póvoa de Varzim.

Nelo comunicou ainda que o valor do prize money é 30 mil euros e que são esperados à volta de 250 participantes nesta competição de surf ski, sendo que o período de inscrições ainda não terminou e até ao momento já há 126 atletas inscritos. Estarão representados cerca de 20 países.

O Nelo Summer Challenge é organizado pela M.A.R. Kayaks e Federação Portuguesa de Canoagem, em associação com a Federação Internacional de Canoagem (ICF), o Nelo Summer Challenge conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. É patrocinado pelo Banco Espírito Santo, pela Corticeira Amorim e pela Schenker, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elpo Hotéis, Dansprint, ANA Aeroportos, Qualiyachts, Clube Naval Povoense, Clube Fluvial Vilacondense e SUP Addiction Portugal, informou.

Aires Pereira lembrou que o ano passado o Município poveiro participou mais activamente na organização do Nelo Summer Challenge, o que permitiu perceber a dinâmica e o interesse à escala mundial que este evento provoca. Neste sentido, “decidimos intensificar a parceria com a M.A.R. Kayaks nesta competição com enorme potencial de divulgação da modalidade de surf ski. É um orgulho para a Póvoa de Varzim participar na organização desta prova”, revelou, acrescentando que “estamos empenhadíssimos e esperamos estar à altura do evento”.

O autarca afirmou que “serão seis dias em que estarão aqui muitas pessoas a conhecerem a nossa cidade, a frequentarem bares, cafés, restaurantes, em suma, entre atletas e amantes da modalidade, será esperada bastante gente, conferindo outra dinâmica à Póvoa de Varzim que este ano conta com mais uma prova a partir e chegar à Praia da Salgueira, junto às Piscinas Municipais”.

Aires Pereira informou que “faz também parte do programa um jantar, com cerimónia de entrega de prémios, na Fortaleza de N.ª Srª da Conceição”, e que será “um momento de convívio e festa dos barcos para promover esta marca tão prestigiante que tem apenas quatro pequeninas letras mas um significado enorme, realçando o empenho e brio profissional da empresa e modalidade associada”.

O autarca vilacondense destacou a dimensão internacional do evento que, para além da vertente desportiva, dinamiza também o turismo. José Aurélio da Silva referiu-se à distinção da M.A.R. Kayaks pelo contributo que tem para a economia, através da criação de emprego, e do concelho de Vila do Conde, em geral.

Como Chairman do Comité de Ocean Racing da Federação Internacional de Canoagem e Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Mário Santos assumiu que “é um prazer participar na organização de um dos maiores eventos da canoagem mundial. O Nelo Summer Challenge, enquadrado na ICF Ocean Racing World Series 2011, é já uma prova de referência internacional que reúne em Portugal as maiores estrelas da Canoagem Mundial, entre os quais actuais e futuros campeões olímpicos”.

Portugal reúne condições óptimas para a prática desta disciplina da canoagem, que tem vindo a ter um grande desenvolvimento internacional, acrescentou, constatando que o futuro desta disciplina pode acabar muito mais longe do que o esperado. Mário Santos está convencido de que esta 3ª edição do Nelo Summer Challenge será mais uma demonstração de que a canoagem é das poucas modalidades em que temos conseguido ser um dos melhores do mundo e tornar possível a pretensão da Federação Portuguesa de Canoagem organizar o Mundial em 2013.

Acompanhe a par e passo o desenrolar deste evento no portal municipal e visite a página oficial da prova.