A representante do Consulado da Ucrânia no Porto manifestou-se grata pela solidariedade demonstrada pelo Município com o povo ucraniano, como é o caso da disponibilidade para acolher ucranianos, da resposta a necessidades provocadas pelo conflito e da promoção de recolha de bens

Agora, Alina Ponomarenko apela à Póvoa de Varzim ajuda para reconstruir Kharkiv, cidade completamente devastada pela guerra. Aires Pereira comprometeu-se a encetar esforços, junto do tecido empresarial local, para reunir os bens e materiais de construção necessários. 

Nesse sentido, foi explorado o interesse mútuo num futuro acordo de amizade, podendo juntar-se uma cidade ucraniana às quatro outras cidades com quem a Póvoa de Varzim mantém relações de geminação (Montgeron, Eschborn, Zabbar e A Guarda).

Também enquanto membro efetivo do Comité das Regiões Europeu, Aires Pereira tem acompanhado com particular atenção o desenvolvimento do conflito ucraniano. É exemplo disso a última Sessão Plenária em que participou em Bruxelas, no mês passado, e que contou com a intervenção do Presidente da Câmara de Mariupol. 

A autarquia valoriza a interculturalidade e o acolhimento de migrantes na Póvoa de Varzim, veja-se o  enfoque dado a este tema no Plano Estratégico 2020-2030 e a organização anual da Semana da Interculturalidade.