A visita da comitiva poveira, constituída pelo Vice-Presidente, Luís Diamantino, e pelos Vereadores Sílvia Costa e Luís Ramos, teve lugar a 16 de agosto.

O Município da Póvoa de Varzim fez-se ainda representar pelo Chef Rui Santos, do restaurante Villa Mendo, que preparou Migas de Bacalhau da Fábrica de Conservas A Poveira, com tomate coração de boi (produto local em fase de certificação), grão-de-bico, rúcula e broa aromatizada.

Uma paixão constante pela cozinha e o gosto pelo bem servir é assim que se resume a carreira do Chef Rui Santos. Tirou o curso na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e de seguida criou as suas bases com nomes conceituados da nossa cozinha portuguesa. Com a Póvoa de Varzim sempre no horizonte, abre em 2017 o Villa Mendo. Premiado com o prémio de garfo de prata com o seu bacalhau à Villa Mendo logo na sua estreia nacional. Aposta na qualidade dos produtos de produção local e respeita na íntegra a sua sazonalidade. Hoje em dia, já é uma figura conhecida da televisão nacional com um lugar cativo na Praça da Alegria onde, mensalmente, desenvolve receitas focadas na sustentabilidade.

O convite realizado ao Município de Póvoa de Varzim surgiu na sequência do ciclo iniciado, no ano passado, com o convite a Viana do Castelo, motivado pelas tradições piscatórias e pela participação da sua comunidade na pesca do bacalhau. Pelas memórias sociais que daí advém, Póvoa de Varzim é, também, um município que habitualmente tem uma forte presença na Festa dos Bacalhoeiros, que se realiza, este ano, a 28 de setembro.