No encontro debateu-se o processo de recuperação da crise provocada pela pandemia COVID-19 e analisaram-se medidas de reforço da resiliência das cidades para prevenir os efeitos de futuras crises. Na Conferência, os autarcas de ambos os países foram unânimes quanto ao papel determinante dos municípios na gestão da pandemia, tanto por terem mantido os serviços durante o confinamento como garantindo que a população tivesse acesso a bens essenciais (alimentação, saúde, habitação).

O documento resultante do mesmo vai configurar a base que o Eixo Atlântico vai propor aos governos de Portugal e Espanha, assim como à Xunta de Galicia, a considerar nas políticas de reconstrução, tanto a nível de gestão política como a nível de financiamento. Servirá igualmente de guião para matérias de competência local, de forma a que os municípios possam implementar soluções conjuntas, evitando a dispersão e duplicação de esforços numa etapa em que é imprescindível uma gestão coordenada da crise.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça que se dedica a apoiar iniciativas de cooperação regional, com base na promoção de um trabalho em rede de cidades de Portugal e Espanha. A Póvoa de Varzim, enquanto um dos membros do Eixo Atlântico, continuará a participar em reuniões e a associar-se a projetos comuns de desenvolvimento e coesão socioeconómica local.