A Assembleia-Geral aprovou um orçamento de 3,9 milhões de euros para o presente exercício e a incorporação das cidades de Póvoa de Varzim e Culleredo.

Em representação do Município da Póvoa de Varzim, participaram nesta Assembleia-Geral, o Presidente, Aires Pereira, e o Vice-Presidente, Luís Diamantino. Para o Presidente da Câmara Municipal esta adesão será uma “nova janela de oportunidade que agora se abre ao município poveiro”.

A coesão social, a crise demográfica e a captação de investimento e de talento são os objetivos principais de 2020 no âmbito do desenvolvimento da agenda Urbana do Eixo Atlântico, aprovados nesta XXVIII Assembleia-Geral.

A captação de investimento e de talento será um dos eixos da estratégia do Eixo Atlântico uma vez que para fixar população na euro-região é necessário atrair novos investimentos que gerem emprego e tecido económico-empresarial que atraia talento e permitam à população estabelecer-se e fixar-se no território. A estas duas linhas de trabalho juntam-se a coesão social e a crise demográfica.

A crise demográfica do interior da euro-região traduz-se num menor peso político nas decisões, já menos população significa menor representação no número de deputados. Neste sentido, está a ser elaborada uma estratégia com soluções que serão enviadas aos governos de Espanha e de Portugal, bem como à Xunta de Galicia. Assim, foi publicado um relatório sobre a situação demográfica da euro-região que se trata de uma radiografia do território e um diagnóstico da situação atual com uma projeção até ao ano de 2040.

No âmbito das infraestruturas serão realizadas reuniões com os ministros responsáveis das obras públicas de Espanha e Portugal para o acompanhamento das obras previstas no 2º Pacote de Infraestruturas paralisadas pelos processos eleitorais de ambos os países para concluir ou avançar obras como o bypass de Braga, a Saída Sul de Vigo, o corredor do Atlântico, no âmbito ferroviário e as ligações viárias entre Ponferrada-Barco de Valdeorras-Monforte-Ourense, o troço pendente da ligação Lugo-Santiago e a melhoria da estrada que une Bragança com Puebla de Sanabria.