O evento assinalou a conclusão do Projeto VOAHR Municípios, com a participação de figuras nacionais de relevo nas áreas do voluntariado e da inovação social, como o Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, e a Deputada do Parlamento Europeu, Maria Manuel Leitão Marques.

A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, apresentou o impacto que o projeto VOAHR teve no Município da Póvoa de Varzim e a importância do trabalho e da partilha de Boas Práticas entre a rede Intermunicipal da Área Metropolitana.

Durante o encontro, apresentou-se o «Guia para um Voluntariado Mais Inclusivo» e foram partilhadas algumas pistas sobre a necessidade de haver um maior investimento no voluntariado como uma ferramenta ao nível da inovação social. Neste III Encontro Intermunicipal do VOAHR Municípios decorreu, ainda, uma conversa sobre «O Futuro do Voluntariado Metropolitano», mediada pelo jornalista Paulo Ferreira, e na qual os 17 investidores sociais do projeto partilharam as suas ideias para o futuro do voluntariado.