Esta travesseia marítima jacobeia pretende lembrar, segundo a lenda, a última etapa da transladação dos restos mortais do Apóstolo S. Tiago por mar. Feita através da prática de navegação em cabotagem, não competitiva, tem como objetivo uma navegação em várias etapas, percorrendo vários portos da costa portuguesa.

Ainda no âmbito desta iniciativa, a Póvoa de Varzim recebeu o grupo de “peregrinos dos mares”, maioritariamente originários da região da Galiza, que, deste modo, ficaram a conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade e visitaram o Centro Histórico de Rates. A visita encerrou com um jantar no Albergue de Peregrinos, local emblemático por ser o primeiro, na época moderna, exclusivamente dedicado ao acolhimento de peregrinos a Santiago de Compostela.

Sendo a Póvoa de Varzim parte integrante do Caminho Português da Costa até Santiago de Compostela, a Câmara Municipal continua a apostar na projeção do nosso concelho num nicho turístico muito importante – o espiritual ou de fé, facto sublinhado no financiamento de 60 mil euros para a concretização do Albergue de Aguçadoura, um espaço recém-inaugurado e que se destina a acolher visitantes, turistas e peregrinos.