Nas escolas e Juntas de Freguesia do concelho, terá lugar a campanha “Dress a Girl”, de recolha de tecidos e materiais, com a missão de fazer vestidos para doar a meninas de países carenciados.

No Mercado Municipal, no dia 19, às 8h30, irá realizar-se a iniciativa “Mercado + sustentável”, onde serão partilhadas dicas a comerciantes e clientes para um consumo mais consciente e que respeite os princípios que norteiam esta ação europeia.

O Museu Municipal também irá acolher duas ações no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A primeira, o workshop “Upcycling de têxteis”, às 15h00 de dia 19 (para público em geral, com inscrições prévias obrigatórias através do preenchimento de formulário) e 22 de novembro (para as associações de reformados), irá permitir que os participantes reparem peças via bordado criativo e com a técnica passajar. No dia 26, às 21h00, o Museu será espaço para “À conversa com…a sustentabilidade na indústria têxtil”.

Na Fortaleza ou no Centro Coordenador de Transportes, dependendo das condições climatéricas, irá ocorrer um mercado de trocas de roupas e livros, com o apoio da “Let´s Swap”, no dia 26, entre as 13h30 e as 17h30. Paralelamente, e durante toda a Semana, o Diana Bar irá receber a exposição “Prevenção de Resíduos”, que engloba cinco painéis alusivos a este tema.

Conduzida por autoridades publicas locais e regionais, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos reúne todos os tipos de públicos – cidadãos, escolas, empresas, ONG’s, associações – que organizam atividades de sensibilização sobre prevenção de resíduos. O que a torna especial é o esforço e a dedicação investida pelos milhares e milhares de voluntários que passam a palavra sobre o consumo sustentável e economia circular e o respeito dos ideais de sustentabilidade ambiental, sublinhados em todas as ações do Município da Póvoa de Varzim.