Depois de Braga e Zamora, foi a vez desta importante cidade galega receber alguns dos municípios aderentes ao projeto, entre os quais a Póvoa de Varzim, que se apresenta na campanha com um prato de peixe, ‘Peixe à Proa’, e ainda com a sobremesa típica do nosso concelho, a ‘Rabanada à Poveira’.

A vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado, destacou as caraterísticas da gastronomia poveira, tendo realçado a qualidade e variedade do peixe do nosso mar. É uma riqueza natural que os poveiros têm vindo a aproveitar para criar pratos emblemáticos, como a ‘Pescada à Poveira’ e tantos outros ligados à tradição local, bem como para procurar a inovação e inspiração para a criação de novas propostas gastronómicas, de que é exemplo o prato que agora se apresenta.

‘Peixe à Proa’ é um requintado misto de pescada, robalo e polvo, acompanhado por legumes da região. A Vereadora salientou que este novo prato vem possibilitar a divulgação da “reconhecida qualidade e prestígio dos nossos produtos hortícolas, que originaram a criação da marca D’A Póvoa”.

A par da gastronomia, e num local que é um foco emissor de turistas para a região norte, Lucinda Delgado aproveitou para destacar o nosso produto turístico, tanto ao nível dos espaços e equipamentos como da diversificada agenda de eventos. Na divulgação, a Vereadora focou as principais ações previstas para 2015, nas áreas da Animação, Cultura e Desporto.

Esta apresentação contou com a parceria estratégica da Fundación Expourense, tendo tido a adesão de um elevado número de órgãos de Comunicação Social: TV Galicia; Agencia Efe; Correo Galego; Ah Compostela (revista gastronómica); Berenguela (jornal online), entre outros. É assim expetável que o município da Póvoa de Varzim seja, por esta altura, alvo de uma ampla promoção.