Esta atividade é levada a cabo através da Junta Regional de Braga com a parceria do Núcleo Cego do Maio e começará às 8h00 com a receção dos agrupamentos, no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim. O dia vai ser longo, logo depois da receção, haverá um desfile de fanfarras, que vai do Forte até à estátua do Cego do Maio, logo a seguir às 10h00 realiza-se o acolhimento de todos os agrupamentos, no Passeio Alegre e, às 10h30 celebra-se uma Eucaristia, no Palco de Pedra do Passeio Alegre.

Depois da Eucaristia, às 12h00 vão almoçar, mais tarde as entidades vão ser recebidas e almoçar na Biblioteca Diana Bar. Assim que o almoço acabe começará a animação, com um jogo de cidade, onde percorrerão e ficarão a conhecer melhor as ruas da Póvoa.

Quase a terminar, às 14h45 a aminação vai prolongar-se ao Passeio Alegre, onde vai haver um concerto. Por fim, às 16h00 será o encerramento deste dia cheio de atividades.

Este próximo ano Escutista será acompanhado pela figura do Santo Inácio de Loyola e sob o tema “Ser como tu!”. Através do exemplo do Santo Inácio de Loyola, todos os Escuteiros vão caminhar com esperança de ser como Jesus.

Para além da animação esta iniciativa pretende sempre ajudar os outros, logo, tem uma vertente solidária. Este ano o desafio é lançado a cada seção e será o seguinte: aos Lobitos cabe ajudar a Associação A Cerca, angariando ração, garrafões de lixívia e cobertores; os Exploradores vão ajudar a Instituição Maria da Paz Varzim, trazendo alimentos e os Pioneiros e Caminheiros tem a missão de trazer “tampinhas” para contribuírem para esta ação solidária que todos os anos tem sido um sucesso e que tem feito a diferença.

Este encontro tem o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Este encontro tem o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.