O Centro de Congressos do Hotel Axis Vermar acolheu, no final da semana passada, a conferência anual sobre o Caminho de Santiago, promovida pelo Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Póvoa de Varzim com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A sessão deste ano versou o “Caminho de Torres” e contou com a participação da Vereadora do Turismo, Lucinda Amorim, do historiador e arqueológo, Joel Cleto, do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, do consultor do Caminho de Torres, Paulo Almeida Fernandes, e do Presidente do Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Póvoa de Varzim, Nuno Faria.
O evento reuniu centenas de pessoas e proporcionou um encontro entre amigos e peregrinos à volta das particularidades históricas deste percurso, que liga Salamanca a Compostela, atravessando o norte de Portugal. A conferência contou, ainda, com a participação especial do “Coro e Conjunto Instrumental dos Arautos do Evangelho”.
Recorde-se que a Póvoa de Varzim é parte integrante do Caminho Português da Costa (pela Rua dos Ferreiros, atravessando o centro da cidade e passando pelo Albergue de S. José, com direção ao Litoral) e, também, do Caminho Central (por S. Pedro de Rates) até Santiago de Compostela.
Por isso, a autarquia vai continuar a projetar o nosso concelho para este nicho turístico muito importante – o espiritual ou de fé – através de investimentos estratégicos, como é o caso do Albergue de Aguçadoura, inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal em maio deste ano.