Foi com uma bela tarde de verão poveiro como cenário que a emissão especial da RTP encheu o areal da Praia da Lagoa de ação e divertimento. Uma parada de estrelas formaram as quatro equipas de três elementos que foram desafiadas a participar em divertidas provas de verão a replicar o espírito das Olimpíadas.

Os apresentadores televisivos José Carlos Malato, Hélder Reis e Sílvia Alberto e a atriz Teresa Tavares foram os capitães das quatro equipas, que incluíram nomes sonantes, casos dos atletas olímpicos Fernando Pimenta, Ana Dulce Félix, Naíde Gomes, Ricardo Ribas, Teresa Portela e Francisca Leite e vários membros dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Moreira da Maia.

O programa, conduzido pela dupla apresentadora Vanessa Oliveira e Francisco Menezes, contou com um vasto painel de convidados, com destaque para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

O autarca aproveitou a oportunidade para enaltecer tudo o que o município tem feito para promover a cidade no verão. “A Póvoa de Varzim é uma terra que tenta a partir do mês de junho ter um conjunto de atividades ligadas ao lazer e fazer com que as pessoas possam vir passar um bom tempo na nossa terra”, afirmou o autarca, que acrescentou que a Póvoa de Varzim é uma “zona em que todas as praias têm bandeira azul, ou seja é um galardão de qualidade para todos aqueles que nos visitam.”

Este trabalho do município permite “que as pessoas venham para cá e possam ter a certeza que as nossas águas são águas completamente despoluídas e de qualidade”, defendeu Aires Pereira, que não esqueceu o papel do desporto neste sucesso: “É na praia que estão as pessoas e por isso é que as nossas zonas livres da praia estão ocupadas com equipamentos ligados ao desporto”.

O edil acrescentou que o Município promove pelo menos duas grandes atividades por mês na época baixa de forma a “ter a terra sempre com gente”. O desporto é fundamental neste plano de “fazer com que haja, ao longo de todo o ano, ocupação para aquilo que é o nosso setor de comércio, a nossa restauração e os nossos hotéis, e portanto apostamos muito nos grandes eventos desportivos internacionais, casos do meeting internacional de natação e dos campeonatos e apuramentos de futsal , voleibol e futevólei”.

“A Póvoa de Varzim, com 64 mil habitantes, atinge mais de 150 mil pessoas no verão e está a cerca de 40 minutos do centro nevrálgico da área metropolitana do Porto”, lembrou Aires Pereira. O autarca destacou o slogan da cidade “É bom viver aqui”, como forma de demonstrar tudo o que a Póvoa de Varzim oferece ao nível de infraestruturas e de localização privilegiada,  junto ao mar e perto da cidade do Porto através do Metro, posicionando-se assim “como uma alternativa residencial” de inquestionável qualidade.

Paulo Neves, Presidente do Clube Naval Povoense, também falou aos microfones da RTP, aproveitando a ocasião para explicar a componente solidária do clube e a forma como este integra pessoas com dificuldades físicas ou intelectuais através da prática da vela. Paulo Neves deu o exemplo das embarcações operadas através do sopro, desta forma adaptadas para tetraplégicos. Para além da sua função de inclusão social, o clube, fundado há 15 anos atrás, é atualmente participante regular em algumas das melhores competições internacionais de vela.

O Presidente do Clube Desportivo da Póvoa, Caldeira Figueiredo, foi outro dos convidados e falou um pouco das 11 modalidades desportivas e dos mais de 700 atletas que o clube engloba. Entre elas, inclui-se o futevólei, modalidade importada por Julião Neto, um emigrante poveiro no Brasil e que desde então transformou a Póvoa de Varzim na “capital portuguesa do Futevólei”, segundo o presidente do CD Póvoa.

Para além do desporto, a edição poveira das Praias Olímpicas contou com muita animação musical, com espetáculos de Bruna Guerreira, Sérgio Sousa e Boy Teddy.

A equipa azul terminou o programa no primeiro lugar, mas a festa foi feita por todos os participantes e espetadores presentes. O grande vencedor do programa foi a Liga Portuguesa dos Bombeiros, ajudada financeiramente através duma linha solidária da RTP, durante toda a emissão na Praia da Lagoa.