Passar para o conteúdo principal

O Cine-Teatro Garrett recebeu, este sábado, um encontro interdisciplinar dirigido a arquitetos e profissionais da área, que, em conjunto, refletiram sobre a sustentabilidade ambiental do território, após o cumprimento das metas de 2050, pensando nas novas realidades que daí podem advir.

Intitulado “2051: Odisseia dos espaços. (Eco)Ficções do Ambiente Construído”, o Seminário permitiu a abordagem de noções de sustentabilidade em ambiente construído, em linha com os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, naturalmente, com as apostas definidas nesta matéria pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no Plano Estratégico 2020-2030, representada no evento pelo Vereador da Mobilidade e Transportes, Luís Ramos.

Paralelamente, o programa incluiu uma pertinente visita a três locais do concelho diretamente visados pelo tema em questão: passadiços, com enquadramento interpretativo sobre o património construído e a envolvente, Ecocentro da Póvoa de Varzim e Ecosteel, na Zona Industrial de Laúndos.

Este Seminário foi organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos (OASRN) em articulação com os Architects Declare Portugal, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim e da Ecosteel. Tratou-se do primeiro de painéis temáticos, que irão visitar diferentes cidades da área geográfica afeta à OASRN. Para além da Póvoa de Varzim, o Seminário irá agora passar por Guimarães (17 de setembro), Vila Real (24 de setembro) e Porto (1 de outubro).

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.