Intitulado “2051: Odisseia dos espaços. (Eco)Ficções do Ambiente Construído”, o Seminário permitiu a abordagem de noções de sustentabilidade em ambiente construído, em linha com os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, naturalmente, com as apostas definidas nesta matéria pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no Plano Estratégico 2020-2030, representada no evento pelo Vereador da Mobilidade e Transportes, Luís Ramos.

Paralelamente, o programa incluiu uma pertinente visita a três locais do concelho diretamente visados pelo tema em questão: passadiços, com enquadramento interpretativo sobre o património construído e a envolvente, Ecocentro da Póvoa de Varzim e Ecosteel, na Zona Industrial de Laúndos.

Este Seminário foi organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos (OASRN) em articulação com os Architects Declare Portugal, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim e da Ecosteel. Tratou-se do primeiro de painéis temáticos, que irão visitar diferentes cidades da área geográfica afeta à OASRN. Para além da Póvoa de Varzim, o Seminário irá agora passar por Guimarães (17 de setembro), Vila Real (24 de setembro) e Porto (1 de outubro).