A cerimónia decorreu no Museu Municipal, no âmbito das Festas de São Pedro, e contou com a presença de Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Wilhelm Speckhardt, Presidente da Câmara Municipal de Eschborn e Gérald Heraut, Presidente da Câmara Municipal de Montgeron, cuja presença se deve ao facto de se assinalarem 24 anos sobre a assinatura do contrato de geminação com aquela cidade francesa, motivo pelo qual se procedeu à renovação do pacto.

Macedo Vieira referiu-se à criação de “efectivos laços fraternais”, em 1986, com Montgeron que se estenderam a Eschborn e Zabbar lembrando que “só em conjunto conseguiremos vencer os desafios que a cada uma se colocam; só cooperando com os outros resolveremos os nossos próprios problemas, venceremos as nossas próprias dificuldades”.

O autarca poveiro afirmou que “muito tem sido feito no domínio da construção de uma consciência cidadã europeia, particularmente através do trabalho com os jovens na promoção da identidade e da cultura dos vários povos integrantes do projecto europeu”, mas alertou que “é necessário termos a noção de que este é um desafio sempre inacabado e cada vez mais exigente. Porque são muitos, e são crescentes, os obstáculos que se levantam, por força de uma globalização que, sendo desregulada, tende a impor-nos mecanismos de competitividade que abalarão as estruturas dos nossos modelos económico e social”.

O edil considera que “impõe-se, pois, globalizar o desenvolvimento com base em regras de convivência e cooperação que universalizem o respeito pelos direitos do homem”. Assim sendo, concluiu dizendo que “a parceria entre cidades, aprofundada ao ponto de entre si se considerarem irmãs, é a base mais sólida para que esta perspectiva humanista de desenvolvimento seja abraçada pelos cidadãos e para que estes, individualmente e através das suas organizações, assumam o papel de guardiões da fraternidade entre os povos. É por isso que a Montgeron (nossa primeira irmã), a Eschborn e a Zabbar nos propomos juntar brevemente uma outra cidade, esta de língua portuguesa, de uma antiga colónia africana”.

Durante a cerimónia, Wilhelm Speckhardt disse que “a assinatura de um acordo desta natureza é para mim uma das mais gratificantes tarefas que fazem parte das funções de um Presidente da Câmara”. O Presidente alemão revelou que Eschborn mantém um pacto de amizade com a Póvoa de Varzim há nove anos e que “as relações entre as nossas cidades foram-se estreitando e tornando cada vez mais diversificadas. Não apenas pelas visitas recíprocas que se foram realizando, mas também por outras iniciativas que foram aproximando a população das duas comunidades”. A este propósito, o autarca destacou “o concurso de pintura “Praça do Pintores” que possibilitou aos jovens a oportunidade de se conhecerem, o Encontro Internacional de Jovens, ou até o jogo de futebol entre eleitos e funcionários das duas câmaras realizado há alguns anos”. “Os laços que nos unem tornaram-se mais fortes e a relação de amizade que se foi gerando entre as cidades e os seus habitantes tornaram-se de tal forma importantes, tal como a troca de experiências e de opiniões, que a cooperação entre nós faz agora parte do nosso dia-a-dia e tem já um espaço bem definido no calendário de cada uma das cidades”, disse.

Wilhelm Speckhardt referiu que “tal como as amizades ou os casamentos, também as geminações entre cidades têm de ser cultivadas e tratadas com imaginação para que não se venham a tornar apenas assunto de rotina. Temos de ser capazes de possibilitar a todas as gerações a criação de contactos e o estabelecimento de relações incentivando a troca de experiências, através de visitas e intercâmbios, ajudando assim ao conhecimento mútuo das diferentes realidades de cada cidade”.