Com esta iniciativa, a Fundação Gulbenkian pretende promover a mobilização pública para a ação climática e a nossa autarquia vai contribuir através da criação de espaços de articulação entre o município e a comunidade, promovendo uma visão positiva e inspiradora para a economia local, através da implementação de um processo participativo para produzir recomendações da comunidade para o Plano Municipal de Ação Climática.

Com um financiamento de 28.052,00 € e a duração de 11 meses, o projeto destina-se a empresas e organizações do sector social e solidário do concelho da Póvoa de Varzim. São parceiros do Município, a AdEPorto – Agência de Energia do Porto; a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim; a Horpozim – Associação Empresarial de Horticultura e o MAPADI – Movimento de Apoio aos Pais e Amigos dos Deficientes Intelectuais.

A Fundação Calouste Gulbenkian selecionou de entre um total de 139 candidaturas de municípios, ONG e outras entidades públicas e privadas, através de concurso, 11 projetos que contribuem para uma maior participação pública na ação climática e na tomada de decisões a nível local e municipal.

Através desta Iniciativa de Participação Climática, a Fundação Calouste Gulbenkian procura apoiar municípios, ONG e outras entidades em Portugal para testar e escalar as abordagens de participação pública mais eficazes, de modo a assegurar que toda a sociedade possa contribuir e influenciar a agenda da sustentabilidade, sobretudo a nível local.