Foi apresentado, ontem à tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o 1º Troféu Rui Costa, uma coorganização do Centro Desportivo e Cultural (CDC) de Navais e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação de Ciclismo do Porto.
Estiveram presentes na sessão, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o ciclista profissional natural do concelho da Póvoa de Varzim, Rui Costa, o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e o Diretor da organização do evento, Manuel Zeferino.
O Presidente da Câmara começou por agradecer aos patrocinadores – Grupo CCR, Vendeiro, Crédito Agrícola e AP Motors – por tornarem possível a realização desta prova tão relevante, que se insere no programa comemorativo dos 50 anos da elevação da Póvoa a cidade. Aires Pereira referiu-se à importância do ciclismo no nosso concelho, quer através do Plano de Promoção de BTT, bem como das provas organizadas com o apoio do CDC de Navais – Clássica da Primavera – ou ainda com a implementação de projetos que incentivam ao uso da bicicleta em segurança pelos mais novos – É bom pedalar aqui!
Delmino Pereira não tem dúvidas de que esta corrida irá perdurar no tempo e ajudará a fazer história no ciclismo português: “o surgimento de uma corrida orientada para a formação e com o nome de um ciclista como o Rui Costa será fundamental para motivar as novas gerações”. Rui Costa também considera que esta prova será muito importante para o desenvolvimento dos jovens ciclistas e para o surgimento de novos talentos.
A prova de dois dias, inscrita no calendário nacional na classe 2.17, será disputada por corredores na categoria de cadetes e será composta por três etapas: prova em linha, contra-relógio e circuito final. A primeira etapa realiza-se a 23 de março, às 15h00, com partida e chegada na Avenida Vasco da Gama. A segunda etapa está marcada para o dia 24 de março, com o primeiro setor a arrancar às 9h30, para Laúndos, até ao Monte de S. Félix. Assim que terminado, inicia-se o segundo setor, a partir das 15h00, em Aguçadoura, completando o Circuito Rui Costa na terra natal do ciclista.
A inscrição dos corredores e staff das equipas deverá ser realizada através da Plataforma da Federação Portuguesa de Ciclismo (disponível aqui) até ao dia 20 de março.