Conforme constatou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira: “Marcelo Rebelo de Sousa obteve no total do concelho uma percentagem de 60,34%, em 2º lugar ficou Sampaio da Nóvoa com 19,35%, em 3º lugar Marisa Matias com 7,31% e, em 4º lugar e com alguma surpresa, Vitorino Silva com 3,52%. Maria de Belém acaba por ficar em 5º lugar com 2,76% e um resultado muito pela negativa, o do candidato do Partido Comunista Português, Edgar da Silva, com apenas 1,32%, o que é manifestamente pouco para aquilo que são, normalmente, os eleitorados do Partido Comunista no nosso concelho”. Consulte todos os resultados, aqui.

O edil considera “o resultado dentro daquilo que é expectável no concelho da Póvoa de Varzim. Costuma ser um resultado sempre dos mais elevados que os candidatos ligados à dita direita obtém no distrito do Porto. Nesse sentido, o nosso concelho teve, mais uma vez, uma escolha muito clara relativamente ao futuro que pretende”.

Em relação à abstenção (52,56%), Aires Pereira não se mostrou preocupado, assumindo que “é o valor com que temos que lidar, sendo que há muitos anos se verifica esta realidade”.

O Presidente transmitiu que no nosso concelho “o ato eleitoral decorreu com toda a normalidade”. Apesar de ter havido uma alteração nas mesas de voto na cidade, “os sinais que foram chegado são positivos porque, definitivamente, só há dois locais para votar e têm boas condições de acessibilidade para toda a gente. Havia muita informação disponível e, de uma vez por todas estabilizamos os locais de voto na cidade da Póvoa de Varzim”.

Aires Pereira deixou ainda uma palavra de agradecimento a todos os funcionários municipais que estiveram envolvidos neste ato eleitoral.