Há 15 anos que a Praça dos Pintores se realiza, organizada pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim / Cidades Geminadas. Tem como propósito assinalar o Dia da Europa, comemorado a 9 de Maio, utilizando, para isso, a pintura, uma linguagem universal. E porque este é também um espaço de intercâmbio cultural, é já regular a presença de jovens provenientes de cidades com quem a Póvoa de Varzim celebrou relações de geminação. Este ano, por exemplo, participaram quatro jovens da cidade alemã de Eschborn.

Francisco Casanova, Presidente da Associação, acredita que os objectivos da Praça dos Pintores “foram perfeitamente alcançados. Como acção de divulgação de pintura e do espírito europeu, de intercâmbio cultural, como acção pedagógica, de convívio e lazer.” Fazendo referência à participação recorde registada este ano, com mais de 80 jovens, entre o Diana e as Escolas, o Presidente da Associação refere que a cada participante é dada autonomia na actividade, “expressando o seu conhecimento, a sua atitude, as suas ideias, a sua criatividade.” E tudo isto num ambiente fraterno, de convívio, onde se trocam ideias sobre os trabalhos desenvolvidos, se partilham técnicas de pintura e se constrói uma amizade.

O 15º aniversário da Praça dos Pintores foi assinalado em jeito de festa, como referiu Francisco Casanova, dando como exemplo o envolvimento, este ano, das escolas EB 2/3 de Aver-o-Mar e Dr. Flávio Gonçalves, que receberam na semana anterior a Praça dos Pequenos Pintores, igualmente um espaço onde a pintura motivou os alunos, mas sem a vertente de concurso. Para além disso, na noite de sábado, o Diana Bar recebeu o concerto “Insieme”, palavra italiana que significa “juntos”, por BrunoR, nas guitarras, e Joana Barata, ao piano, que trouxeram sons de Chick Corea, Radamés Gnattali, G. Gershwin ou Tom Jobim. Em Julho, a Associação conta organizar uma Oficina de Artes com a duração total de 24 horas, orientada pelo Professor David Bastos, uma actividade que, segundo Francisco Casanova, “vai permitir acrescentar ou consolidar técnicas de pintura, conforme os casos.”

O aniversário da Praça dos Pintores estende-se também até Eschborn, onde a 17 de Maio é inaugurada, no Museu e Arquivo Municipal daquela cidade, uma exposição comemorativa que reúne uma colecção de trabalhos vencedores da Praça dos Pintores. A representar os concorrentes que ao longo de 15 anos participaram no evento, e após um sorteio, seguem para a Alemanha já esta semana Denise Coelho, André Silva e Arménio Miranda.

Entre os participantes da edição de 2009 da Praça dos Pintores destacava-se Francisco Morim. Aluno do 5º ano da EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, soube do concurso através da escola. Apesar de ainda não ter idade para participar (o concurso é só para jovens entre os 14 e os 27 anos) o seu gosto pelo desenho e pela pintura levaram-no “a experimentar a Praça dos Pintores.” E enquanto ia desenhando na tela os traços de um papagaio, pois gosta de pintar animais, afiançou estar a gostar da experiência, “é diferente.”

Praca Pintores 2009

Com técnicas diferentes e outro tipo de preparação Ivan Postiga desenvolvia a sua pintura que misturava graffiti, previamente decalcado “pois é muito difícil fazer graffiti com pincel”, com elementos citadinos. A participar no concurso, esforçava-se por obedecer ao tema “Criar…E…Inovar”, que afinal dava muita margem de manobra. “Temos que deixar que as pessoas façam a sua interpretação, mas na minha opinião o tema não podia ter sido melhor escolhido.” Participar na Praça dos Pintores permitiu a este aluno de Artes trabalhar com materiais novos e acima de tudo experimentar. “Temos que tentar evoluir um pouco”, finalizou. Mais ao lado Denise Coelho, que conhece já os cantos à casa, afirma que está cá pelo convívio. Já participa no concurso há três anos e foi mesmo uma das sorteadas para a viagem a Eschborn. “É uma aprendizagem constante”, resume, “podemos inventar, experimentar várias coisas.”

Também sorteado com a viagem para a Alemanha, Arménio Miranda vê a Praça dos Pintores como um espaço de convívio, onde a vertente de concurso tem um peso menor. O tema “vasto” permite a liberdade na criação. Nunca venceu o concurso, “vai ser este ano”, brinca, conhecendo bem a concorrência. De facto, foi na Praça dos Pintores que conheceu Horácio Frutuoso e Ricardo Ribeiro, ambos vencedores do concurso. A amizade que ainda hoje se mantém resultou num trio de pintores que já organizou várias exposições na Póvoa de Varzim. Ricardo Ribeiro confessa que não liga muito ao tema. “Temos que criar alguma coisa que seja nossa” afirmou, e tal como Arménio, também considera a Praça dos Pintores como um espaço de convívio, onde se encontram amigos que, fruto do seu trajecto escolar, só se encontram no concurso.

A cada concorrente foram atribuídas duas telas: uma livre e outra que deveriam apresentar a concurso. Divididos em dois escalões ( A dos 14 aos 17, B dos 18 aos 27), os participantes vão agora ver os seus trabalhos expostos no Diana Bar, entre 19 de Maio e 19 de Junho. E porque, como afirmou Francisco Casanova “a cidade se sente bem premiando os seus cidadãos quando eles têm actividades que são um contributo para o crescimento da cidade”, vão ser atribuídos prémios aos três melhores trabalhos de cada escalão no valor de, respectivamente, 300 euros, 250 e 100 euros. A divulgação dos vencedores e a entrega de prémios decorrerá no Diana Bar, em meados de Junho, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade.

Por fim, a organização refere, com especial destaque, o envolvimento de vários patrocinadores, da livraria Locus, da Pinta tu Mesmo, das marcas de diferentes materiais de pintura, Clairefontaine, Schmincke e da Vinci e da Rádio  Mar.