Contudo, e como há novas avaliações do risco nos concelhos a cada quinze dias, Aires Pereira considera importante articular de perto com as entidades e autoridades locais, com o objetivo de evitar novos focos de infeção na comunidade e que sejamos obrigados a regredir etapas do plano de desconfinamento imposto pelo Governo.

Esta foi a razão principal para que hoje tenha sido convocado, pelo Presidente da Câmara, o Conselho Municipal de Segurança para uma reunião extraordinária, na qual marcaram presença o Presidente da Assembleia Municipal, o Delegado de Saúde, a PSP, a GNR, a Polícia Marítima, a Polícia Municipal, o Serviço Municipal de Proteção Civil e os Bombeiros.

Considerando o bom comportamento e sentido de responsabilidade expresso globalmente pelos poveiros, o Conselho Municipal de Segurança considerou, em conjunto, não se justificar impor, para já, nenhuma das restrições adicionais possíveis por lei, designadamente a limitação do acesso às praias, passadiços ou marginais. Porém, houve unanimidade quanto à necessidade de aumentar o número de dispensadores de gel na via pública e executar ações de sensibilização públicas preventivas em alguns pontos de maior movimento do nosso concelho. Visto que ainda vigora o dever geral de recolhimento, decidiu-se também proceder ao reforço da presença e atuação fiscalizadora das autoridades de segurança locais na via pública, no sentido de evitar concentrações de pessoas.

Consciente de que os próximos tempos serão extremamente importantes para o concelho da Póvoa de Varzim “que, como se sabe, tem uma economia que depende e muito do sucesso da nossa época balnear”, Aires Pereira decidiu voltar a reunir o Conselho Municipal de Segurança aquando da próxima revisão nacional. “O meu comportamento de hoje determina o amanhã de todos: sejam responsáveis!”, advertiu o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.