Devido às contingências da pandemia, a reunião foi realizada através de videoconferência, contando com a participação do Presidente do Comité das Regiões Europeu, Apostolos Tzitzikostas (Grécia), do Presidente da Comissão ENVE, Juan Espadas Cejas (Espanha), do Comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas, que destacou a importância de encararmos o Coronavírus como o “aviso final” do Planeta Terra quanto à necessidade de alterarmos a forma pouco séria como, segundo o próprio, nos havíamos habituado a comportar enquanto cidadãos. Para Virginijus Sinkevičius (Lituânia), temos que unir forças no combate ao descrédito da ciência e na promoção da economia circular como base de cidades sustentáveis, resilientes e saudáveis.

Durante esta reunião foi analisada uma Iniciativa sobre o Novo Plano de Economia Circular e foram apresentadas, pelos respetivos relatores, cinco propostas de Pareceres sobre a qualidade das águaso futuro da política da EU em matéria de poluição do aro contributo dos órgãos de poder local e regional para uma Europa com impacto neutro no climao objetivo de neutralidade climática de 2050 e, ainda, sobre o Pacto Europeu para o Clima. Ao debate sobre cada um dos Pareceres juntou-se a votação feita por cada um dos membros da Comissão ENVE (entre hoje e amanhã) de cerca de 348 propostas de emendas com vista à posterior adoção ou rejeição de cada um dos Pareceres já enunciados.

É importante referir que, apesar de as reuniões presenciais terem sido temporariamente canceladas, o Comité das Regiões Europeu nunca suspendeu a sua atividade, tendo inclusive elaborado, a 8 de maio, uma Declaração Conjunta – “Local and Regional authorities as actors of the European response to the COVID-19 crisis, em relação à qual Aires Pereira votou favoravelmente.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim é, desde 6 de Novembro de 2018, membro efetivo do Comité das Regiões Europeu, órgão consultivo da UE composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 Estados-membros. Para além de contribuir para o desenvolvimento das questões ambientais enquanto membro da Comissão do Ambiente, Alterações Climáticas e Energia (ENVE), Aires Pereira também faz parte da Comissão da Política Social, Educação, Emprego, Investigação e Cultura (SEDEC).