Decorreu, esta manhã, a cerimónia de comemoração dos 25 anos da Escola Básica Cego do Maio, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e do Diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Arlindo Ferreira.
Além do descerramento da placa comemorativa do 25.° aniversário da escola, houve também a entrega à comunidade escolar de uma lancha poveira, como reconhecimento, por parte do Município da Póvoa de Varzim, da excelência do trabalho desempenhado pelo corpo docente e não docente desta instituição.
Aires Pereira lembrou o trajeto desta escola, “construída há 25 anos numa zona, à época, periférica da cidade, com problemas sociais reais, e com o desafio grande e relevante de responder às necessidades daquelas famílias e alunos. O trabalho está conseguido e a escola está ao nível de excelência de todas as outras do concelho, o que se deve ao esforço e dedicação de todos os profissionais, ao longo destes anos”.
Reforçando o “grande espírito de colaboração” entre autarquia e Agrupamentos de Escolas do concelho durante todo o processo de transferência imposta de competências no domínio da Educação da Administração Central para o Município da Póvoa de Varzim, o Presidente da Câmara deu a boa notícia “de que recebemos, ontem, o visto por parte do Tribunal de Contas quanto ao fornecimento das refeições escolares”. Tal significa que, como havia sido prometido, da parte do Município da Póvoa de Varzim tudo tem sido feito no sentido de ultrapassar as “dificuldades que nos foram colocadas” e “garantir que nunca há qualquer tipo de perturbação no funcionamento das escolas”.
A concluir a sua intervenção, o Presidente da Câmara explicou que, “para nós, a educação é mesmo uma prioridade. É a nossa primeira prioridade e está no centro das nossas preocupações”, facto comprovado no Plano Estratégico 2020-2030 e no investimento autárquico no ensino, nomeadamente nos equipamentos escolares cujo investimento já ultrapassa a verba de 10 milhões de euros no concelho.