Questionado pelos alunos do Ensino Básico, o edil revelou as medidas que têm sido tomadas pela Câmara Municipal ao nível da segurança rodoviária no concelho: “a construção de passadeiras alargadas e ao nível do passeio” foi a mais recente e é considerada como uma “medida de acalmia de circulação” que entende muito importante “nas zonas de grande incidência pedonal, nomeadamente nas zonas das escolas, porque fazem com que os automóveis andem mais devagar e tenham mais tempo para travar, se necessário”. Para além desta, Aires Pereira referiu-se também às campanhas junto das escolas: “pedimos aos professores que introduzam na linguagem diária as medidas de segurança que são necessárias, nomeadamente, a redução de velocidade nas zonas pedonais porque, normalmente, o peão está mais relaxado por considerar tratar-se de uma zona em que andar a pé seja seguro”.

O Presidente da Câmara reconheceu que “o município tem feito muitas campanhas neste sentido e outras com as forças de segurança (PSP e GNR) para que haja também algum controlo e verificação dentro das zonas identificadas como mais problemáticas”. A título de exemplo, o edil referiu as zonas de diversão noturna, “potencialmente criadoras de situações de acidente”.

Estas foram as medidas referidas por Aires Pereira no sentido de “aumentar as condições de segurança e continuar a reduzir a nossa taxa de sinistralidade”.

Sobre a elevação das passadeiras na Avenida dos Banhos explicou que foram colocadas para resolver alguns problemas, nomeadamente, o da mobilidade. A Póvoa de Varzim é uma cidade que já foi reconhecida pela sua acessibilidade e o Município tem-se empenhado em reduzir os obstáculos a pessoas com mobilidade reduzida. Neste sentido, além das passadeiras facilitarem a circulação destas pessoas também permitem que os peões em geral atravessem com mais segurança porque obrigam à redução da velocidade automóvel, esclareceu o Presidente da Câmara que considera que “devemos pôr sempre em primeiro lugar a segurança”.

Aires Pereira garantiu que vai continuar a investir na sensibilização dos mais jovens “para fazermos de vocês cidadãos mais responsáveis” e, a este propósito, informou que a Póvoa de Varzim era uma cidade integrada numa iniciativa nacional que visa desenvolver um programa de atividades sobre segurança rodoviária, vocacionado sobretudo para o público infantojuvenil designada Capital Jovem da Segurança Rodoviária.

E depois de ter sido entregue à Escola o primeiro prémio pelo trabalho desenvolvido no projeto “Sensibilizar para a Segurança”, o Presidente também presenteou a comunidade escolar anunciando-lhes que a Câmara estava a fazer o projeto de ampliação da escola de modo a melhorar as condições físicas do espaço.

A sessão decorreu no Auditório Municipal perante uma plateia de alunos e contou com a presença do Presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel, Paulo Areal, do Diretor do Agrupamento de Escolas Campo Aberto, João Grancho, e do Presidente da Associação Estrada Mais Segura, João Queiroz.