Estiveram presentes na sessão, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o Vice-Presidente e Vereador da Educação, Luís Diamantino, e Presidente da Junta de Freguesia de Laundos, António Pontes.

José Ferraz começou por saudar os novos membros da direção e felicitou as anteriores equipas. Referiu-se ao trabalho desenvolvido pela associação ao longo dos últimos dez anos destacando que foi “também nossa preocupação investir na formação das nossas crianças desenvolvendo um conjunto de iniciativas extracurriculares, criando atividades que não existiam na freguesia e melhorando as existentes”. O Presidente falou das valências disponíveis, nomeadamente, Escola de Artes (Ballet Clássico/Jazz e Contemporâneo) com 45 alunos; Escola de Karaté com 12 praticantes; ATL de Verão e Ateliê de Apoio ao Estudo, acrescentando que “o ATL e a Escola de Música de Laundos são duas atividades que ocupam um lugar importante nesta comunidade e representam duas conquistas importantes para a freguesia”. No total, perto de duas centenas de alunos frequentam estes serviços.

No sentido de melhorar as condições físicas das instalações e dar resposta ao crescente aumento de alunos, José Ferraz solicitou à Câmara Municipal a cedência do edifício do Jardim-de-Infância contíguo a esta escola à associação. Foi apresentada uma proposta para futura implantação de um equipamento no local que permitiria “concentrar as atividades dispersas por outros locais da freguesia, e que ajudará a melhorar e rentabilizar os recursos”. O Presidente da associação garantiu que este será “mais um espaço ao serviço da comunidade de Laundos e não apenas da comunidade escolar”.

O Presidente da Câmara manifestou que estava “globalmente, de acordo” com a proposta apresentada e que o Município estaria disponível para apoiar este projeto.

O edil deu os parabéns à associação pelo trabalho, empenho e contribuição, adiantando que o conjunto (antigos Escola e Jardim de Infância) vai resultar “num equipamento de excelência”.

Aires Pereira anunciou ainda que, “se tudo correr com normalidade, a empreitada na Escola das Machuqueiras terá início em junho de 2018, mal termine o ano letivo. A escola passará a ter mais duas salas e um espaço polivalente”.

O Presidente reconheceu que ”não há tantas associações de pais no concelho tão ativas e com objetivos tão claros relativamente ao caminho que querem. Têm tido o mérito de ter a vossa associação a funcionar e há pais que vão ficando ligados à associação mesmo depois dos seus filhos já não estarem nas escolas da freguesia”. O autarca destacou o dinamismo da associação, confessando que “não há nada mais interessante para um Presidente de Câmara do que ver o resultado do investimento que temos vindo a fazer quando visitamos a associação”.

Nesta sessão, que também contou com diferentes momentos musicais, a associação atribuiu o título de Sócio Honorário a Avelino Paulo Moreira Marques, como reconhecimento pelo “papel decisivo que desempenhou na vida da associação, sendo um dos Sócios-Fundadores, Presidente da Direção durante vários mandatos e posteriormente Presidente da Mesa da Assembleia Geral, tendo tido um papel fundamental para que se atingissem com sucesso os objetivos que nortearam a sua fundação, e também porque dessa forma contribui para a proteção, educação e valorização da criança”.