O artista descobriu a Póvoa de Varzim quando decidiu mudar-se para a Europa e, rapidamente, deixou-se conquistar pela nossa cidade: “pequena, limpa, com pessoas muito afáveis e com excelentes acessibilidades”. Este último fator foi determinante na escolha, uma vez que David Braid gosta de se deslocar de bicicleta e a Póvoa de Varzim dispõe de uma rede de ciclovias de excelência; além da proximidade ao aeroporto que, por causa dos concertos que dá em todo o mundo, é também uma mais valia.

Reconhecendo o interesse de Aires Pereira pela música, o artista natural de Toronto fez questão de apresentar, pessoalmente, alguns dos seus projetos. Consciente do talento do compositor e pianista, o Presidente da Câmara mostrou-se disponível para acolher as suas ideias e trabalhar em futuras parcerias culturais para o concelho.

David Braid tem feito uma série de bandas sonoras para filmes em Hollywood, com atores bastante conhecidos, sendo o mais mediático de todos “Born To Be Blue”, considerado um dos 30 melhores filmes de jazz de todos os tempos. O compositor ofereceu um exemplar deste filme ao Presidente da Câmara. Depois de se formar na Universidade de Toronto em 1998, o artista concentrou a sua carreira na música original, vencendo três vezes o maior prémio de música do Canadá, Juno Award.