As obras de remodelação da Escola Secundária Rocha Peixoto começaram no final do ano lectivo 2007/2008, no âmbito do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, que tem como objectivo a intervenção em 330 escolas até 2015. Segundo José Sócrates, este programa reflecte a decisão de “fazer mais pela Educação”, sendo que o investimento total, na ordem dos 940 milhões de euros é “um dos maiores investimentos” de sempre na área da Educação.   

O Programa de Modernização arrancou com a Fase 0, com intervenções em quatro escolas pilotos. Já a 1ª Fase envolveu 26 escolas e representou um investimento de 120 milhões de euros. A remodelação da Escola Secundária Rocha Peixoto, que se insere na 1ª fase do programa, incluiu a criação de mais espaços cobertos e a zona das oficinas foi reorganizada, dando lugar a uma área inteiramente dedicada aos laboratórios para as Ciências Experimentais, para as aulas de Eléctrica, de Mecânica, de Desenho, entre outras.

A nível das salas de aula, cuja renovação não está ainda concluída, foram instalados projectores e computadores em todas as salas (um por sala), as salas de informática foram dotadas de melhores equipamentos e em metade das salas de aula foram instalados quadros interactivos. No que toca às áreas desportivas, foram melhorados os acessos à piscina e procedeu-se à remodelação do pavilhão gimnodesportivo, obra ainda em curso.  

Também a zona administrativa, onde se encontram os serviços e a direcção, foi remodelada e a área de entrada para a escola passou a efectuar-se pelo lado sul, uma medida em prol do melhoramento das condições de segurança para os alunos. Neste âmbito, procedeu-se também à alteração do trânsito na envolvente da escola, que passou a fazer-se apenas num só sentido. A norte vai ser criada uma nova portaria, que inclui o acesso ao parque de estacionamento.

O Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, a cargo da empresa Parque Escolar E.P.E., tem como objectivos recuperar e modernizar os edifícios escolares num processo conjugado de reposição da eficácia física, ambiental e funcional, através da correcção de problemas construtivos existentes; da melhoria das condições de habitabilidade, de segurança e de acessibilidade; e da reorganização do espaço escolar de modo a permitir oferta diversificada e qualificada de espaços lectivos e não lectivos com condições adequadas de trabalho e de estudo para a comunidade educativa.

O financiamento do Programa é assegurado pelo Financiamento Comunitário, com um valor global de 354 milhões de euros para o período 2007/2015, pelas comparticipações de PIDDAC, por financiamento bancário e por outras comparticipações do Estado.