A festa teve o seu ponto alto com a Grandiosa Procissão, composta por seis andores acompanhados pela Banda Musical da Póvoa de Varzim. A procissão realizou-se durante a tarde, tendo sido presidida pelo padre Nuno Rocha e contado com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Da parte da manhã, as cerimónias religiosas contaram com a presença de uma centena de fiéis que puderam acompanhar, num ecrã no exterior da Capela de Nossa Senhora do Desterro, a transmissão em direto pela TVI.

As festas em honra de Nossa Senhora do Desterro revestem-se de grande importância para a comunidade poveira, sobretudo para a piscatória, particularmente devota desta santa. A procissão e os tapetes de flores, tradição já muito antiga, são dois dos aspetos mais marcantes das festividades no concelho.