O itinerário da procissão, na qual participaram as autoridades civis e militares do concelho, crianças das paróquias da cidade que festejam a Primeira Comunhão e representantes das associações e coletividades poveiras foi o seguinte: Igreja Matriz – Rua da Igreja – Rua do Visconde – Praça do Almada (Norte), com uma paragem em frente aos Paços do Concelho, onde, da varanda principal, foi dada a Bênção – Rua Dr. Sousa Campos – Praça da República – Rua Manuel Silva – Rua Cidade do Porto – Largo das Dores – Rua de S. Pedro, terminando na Igreja Matriz, com a Bênção. A procissão foi acompanhada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.

As cerimónias da Solenidade do Corpo de Deus principiaram de manhã, com uma Missa Solene na Igreja Matriz com animação do grupo coral “Capela Marta” e com a exposição do Santíssimo Sacramento.

O Corpo de Deus é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao séc. XIII, altura em que a Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado.

Na Póvoa de Varzim, a procissão do Corpo de Deus foi instituída em 1544, aquando da autorização da manutenção da Sagrada Custódia na capela de Madre Deus e, atualmente, a organização desta tradição secular pertence à Confraria do Santíssimo Sacramento.