O itinerário da procissão, na qual participaram autoridades civis e militares do concelho, foi o seguinte: Igreja Matriz – Rua da Igreja – Rua do Visconde – Praça do Almada (Norte), com uma paragem em frente aos Paços do Concelho, onde, da varanda principal, foi dada a Bênção – Rua Dr. Sousa Campos – Praça da República – Rua Manuel Silva – Rua Cidade do Porto – Largo das Dores – Rua de S. Pedro. Termina na Igreja Matriz, com a Bênção. A procissão foi acompanhada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.

O Corpo de Deus é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao séc. XIII, altura em que a Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. Na Póvoa, a procissão do Corpo de Deus foi instituída em 1544, aquando da autorização da manutenção da Sagrada Custódia na capela de Madre Deus.