A sessão contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, da Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa, e do presidente da direção desta coletividade poveira, Paulo Neves.

Luís Diamantino destacou a importância deste projeto como meio de inclusão territorial na Póvoa de Varzim, levando o mar a todas as crianças do concelho. Simultaneamente, a iniciativa promove o contacto com o meio aquático através da prática orientada de vela, contribui para a literacia azul, a cidadania marítima, a segurança aquática e a sustentabilidade e fornece, aos mais novos, competências emocionais e sociais como a resiliência, a adaptabilidade e a resolução de problemas.

Trata-se de um programa que utiliza as  atividades e a cultura náuticas como instrumento diferenciador de desenvolvimento de competências e que tem origem nas Academias do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian 2020. Organizado pelo Clube Naval Povoense, é realizado em parceria com o Município da Póvoa de Varzim e com o Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar Cego do Maio.