O Projeto de Proximidade Social está a ser desenvolvido no Gabinete de Ação Social da Estela há um ano. Na Junta de Freguesia, ontem à noite, foi efetuado um balanço do trabalho desenvolvido e apresentado um “raio-x” da população estelense.
Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social, manifestou o seu contentamento pela iniciativa de ser explicado à população os frutos de um ano de trabalho: “apresentar contas é importante para que todos saibam o que se está a fazer em prol da freguesia e do bem-estar da sua população”. A autarca explicou que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim “acompanha e apoia este projeto desde o início e é importante referir que a colaboração é recíproca pois, pelo facto de funcionar na freguesia e por conhecer tão bem a realidade da Estela, acabou por se tornar uma mais-valia para a Câmara Municipal todo este trabalho em rede”.
O Presidente da Junta de Freguesia da Estela, Armandino Domingues, enfatizou a relevância do contacto com a população por parte do Gabinete de Ação Social em prol de uma sociedade mais coesa e socialmente mais equilibrada. O trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto de Proximidade Social deve, pois, estar em permanente atualização e não deverá ser descontinuado.
O envelhecimento da população, o alcoolismo, a falta de qualificação académica, o desemprego, o isolamento da população e a precariedade habitacional foram os problemas identificados pelo Projeto de Proximidade Social. Atualmente, ainda existem várias pessoas analfabetas na faixa etária dos 40 anos.
Para modificar esta realidade, o Gabinete de Ação Social da Estela, através do Projeto de Proximidade Social, pretende desenvolver as seguintes ideias: dinamização de ações de voluntariado jovem para apoiar a população mais idosa, aproximando gerações e fortalecendo a coesão social da comunidade; trabalhar laços de parentesco através do desenvolvimento de atividades/projetos numa perspetiva de prevenção da ausência da retaguarda familiar; implementação de programas de prevenção de comportamentos de risco em crianças e jovens, trabalhando competências que potenciem o saudável desenvolvimento psicossocial; elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual para os idosos, de forma a dar resposta às suas necessidades; dinamização de campanhas periódicas de recolha de roupas e alimentos, potenciando ainda o aumento dos laços de solidariedade entre a população; sessões de formação/informação relativas a técnicas de procura ativa de emprego; articulação com o Instituto da Segurança Social, com vista ao estabelecimento de um protocolo de RSI.
Veja a fotogaleria.