Realizada no âmbito do projeto Póvoa de Varzim Promove Valores (PVPV), esta iniciativa, realizada com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades para todos os alunos, contou com a participação do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, e da palestrante Ariana Cosme, consultora do Ministério da Educação para o Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular e docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

O projeto municipal PVPV foi elaborado numa estreita articulação com os cinco Agrupamentos de Escolas (Aver-o-Mar, Campo Aberto, Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Rates) e as duas Escolas Secundárias (Eça de Queirós e Rocha Peixoto) e desenvolve-se numa dinâmica de ação que promove, pedagogicamente, os valores enquanto dimensão estruturante para o combate ao insucesso e abandono escolar precoce.