O evento contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carina Moreira, que deixou um agradecimento a todos os parceiros do projeto, sublinhando o papel fundamental da cooperação no sucesso do mesmo. Na sua intervenção, destacou ainda o trabalho “excecional” da equipa do PVPL, reconhecendo o impacto positivo na vida dos seus participantes. A Operação PVPL chegou a 833 beneficiários, refletindo o alcance e a relevância desta intervenção no concelho.

O programa contou com diversas atuações e momentos culturais, protagonizados pelos próprios beneficiários. O Grupo Coral do Centro Ocupacional de Aver-o-Mar (COA), dirigido pelo maestro Tiago Pereira, abriu o convívio, seguindo-se a apresentação de um vídeo “Para mim o PVPL é…”, realizado pelos beneficiários das Oficinas de Alfabetização.

O Centro Ocupacional de Balasar participou com a leitura de textos sobre o Natal de antigamente. O COA apresentou, também, o vídeo “Para mim o Natal é…”. Foram declamadas quadras de Natal escritas pelos utentes do Centro Ocupacional de Laúndos, que na impossibilidade de estarem presentes, foram lembrados pelos colegas. Quase na reta final das apresentações, os beneficiários da Ação 4 – Oficina +Migrante trouxeram uma perspetiva intercultural, através da leitura de textos sobre o Natal nos seus países de origem. O momento musical de encerramento esteve a cargo do Centro de Convívio de São José de Ribamar, com a interpretação de duas músicas de Natal adaptadas pelos participantes.

Este encontro permitiu, assim, reforçar laços e evidenciar os percursos e aprendizagens construídos, num ambiente festivo. No final, foi oferecida a todos os presentes, uma lembrança simbólica: uma caneca com o logótipo do projeto e a imagem da camisola poveira, que apela ao sentimento de pertença e identidade local.

A Operação PVPL integra o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção da Póvoa de Varzim (PAOITI – PV), financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.