Nos dias 1, 2 e 3 de julho, o Gabinete de Formação PVPL dinamizou o workshop “Plano de Ação para Encontrar Emprego”, que reuniu participantes interessados em reforçar as suas competências e traçar um percurso mais claro no mercado de trabalho.
Ao longo dos workshops, procurou-se capacitar cada participante para definir com maior clareza o seu objetivo profissional, estruturar uma estratégia realista de procura de emprego e aperfeiçoar as ferramentas de candidatura — como o currículo e a carta de motivação —, adaptando-as às diferentes oportunidades existentes.
Paralelamente, foram explorados os canais e recursos disponíveis, desde plataformas digitais a redes de contacto, e ofereceram-se orientações práticas para enfrentar entrevistas e interações com empregadores, reforçando a confiança e a assertividade dos participantes.
Um dos aspetos mais valorizados foi o ênfase na manutenção da motivação e autonomia ao longo de um processo que pode ser exigente, sublinhando a importância de perspetivar cada passo como parte de um caminho possível e gradual.
Ao apostar em formação prática e orientada para necessidades concretas, o projeto reforça o compromisso local em apoiar quem procura ou pretende reposicionar-se no mercado de trabalho, garantindo que cada participante sai com um plano de ação mais focado e ferramentas afinadas para dar próximos passos com confiança.
Esta iniciativa insere-se na Ação 2 – Workshops Criativos e Motivacionais, no âmbito do projeto PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias, que faz parte do PAOITI PV (Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção da Póvoa de Varzim) e conta com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.