No âmbito da Operação PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias (PVPL), e integrado na Ação 4 – Oficina + Migrante, tiveram início, no dia 12 de dezembro, os Cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) de níveis A1 e A2, desenvolvidos em parceria com a FOR-MAR.
A sessão de abertura do curso A1 contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carina Moreira, que sublinhou a importância da língua portuguesa enquanto pilar da integração e da igualdade de oportunidades no acesso ao emprego e à participação cívica, demonstrando também a disponibilidade do Município no apoio à integração dentro das competências e possibilidades do mesmo.
A turma de nível A1 é constituída por 20 formandos, provenientes de nove nacionalidades, o que reflete a multiculturalidade existente no concelho. No momento de acolhimento, os participantes receberam uma lembrança do projeto, composto por bloco de notas, canetas e totebag, um gesto simbólico de incentivo à participação e valorização do percurso formativo. Já o curso de nível A2 é constituída por 19 formandos.
Estas ações demonstram a responsabilidade que o Município tem assumido no garante da integração de migrantes, assegurando, assim, a coesão territorial do concelho.
Promotora da capacitação e formação de adultos ao longo da vida, através da literacia e da valorização cultural e, do ensino da Língua Portuguesa a migrantes, a Operação PVPL integra o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.



