Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 09.06.2010 - Foram esta tarde assinados protocolos com três associações culturais na área da música, do teatro e do cinema. No total, a autarquia distribuiu 86 mil euros em subsídios, uma medida que visa reafirmar o apoio à Banda Musical da Póvoa de Varzim, ao Cineclube Octopus e ao Varazim Teatro para a promoção cultural na Póvoa de Varzim.

“Estes são novos tempos mas, na medida do possível e com algum esforço, continuamos a apoiar estas associações”, afirmou Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura. Elogiando o trabalho despenhado por cada uma das instituições, “que prestam grandes serviços ao município na área cultural”, o Vereador relembrou que este é um acto que a autarquia tem vindo a honrar de ano para ano. A criação de novos públicos, a aposta na formação e oferta de produtos de qualidade foram algumas das mais-valias que Luís Diamantino identificou fruto do trabalho das associações apoiadas – o Varazim Teatro, que todos os meses traz uma nova peça de teatro à Póvoa e, nas suas actuações, tem levado o nome da Póvoa um pouco por todo o país; a Banda Musical, que hoje conta na sua fileira com jovens músicos formados na sua própria escola; o Cineclube Octopus, cuja aposta cinematográfica passa por trazer filmes que não os dos circuitos comerciais, apostando mais na qualidade e no cinema de autor.

O protocolo assinado com a Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, representada pelo  Presidente da Direcção, António Conceição, estabelece um apoio financeiro de 35 mil euros, destinados à comparticipação nos custos da actividade e funcionamento da Associação, que, em contrapartida, compromete-se a realizar oito concertos no concelho, durante este ano, e a manter em funcionamento as suas escolas actualmente existentes e a criar novas escolas noutras freguesias, caso hajam alunos interessados na sua frequência.  

11 mil euros foi o montante atribuído ao Cineclube Octopus, representado por Nuno Lopes, que, através do protocolo, se compromete a assegurar a exibição de um mínimo de 40 filmes nas suas sessões regulares e três filmes em sessões destinadas ao público estudantil (do nível primário) do concelho da Póvoa de Varzim. As sessões de cinema devem ter lugar às quintas-feiras, preferencialmente no Auditório Municipal, excluindo o período entre 15 de Julho e 15 de Setembro. Entre as várias cláusulas, o Octopus compromete-se ainda a exibir filmes de qualidade, dando especial relevo aos filmes portugueses, dos países de expressão oficial portuguesa e europeus, a levar a cabo outras actividades complementares e a assumir os custos relacionados com o aluguer dos filmes, respectivo transporte e demais despesas burocráticas, sendo que as receitas de bilheteira são pertença do Cineclube Octopus. A autarquia compromete-se a ceder o Auditório Municipal e ainda a assegurar a presença de um técnico projeccionista nas sessões de cinema.

Responsável pela Temporada Teatral da Póvoa de Varzim, o Varazim Teatro, representado pelo seu presidente, Eduardo Faria, recebe um subsídio de 40 mil euros e compromete-se a levar a cena duas peças de teatro, uma para adultos e outra para crianças, sendo que de cada uma das peças deve ser feita um mínimo de seis representações. O Varazim Teatro compromete-se ainda, a programar outras actividade teatrais, quer para o público escolar, quer para o público adulto, e apresentar ainda, no mínimo, nove espectáculos durante a Temporada Teatral. À semelhança do estabelecido com o Octopus, também o Varazim Teatro fica com as receitas de bilheteira. Já a autarquia compromete-se a ceder um espaço para ensaios e representações.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.