“Estes são novos tempos mas, na medida do possível e com algum esforço, continuamos a apoiar estas associações”, afirmou Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura. Elogiando o trabalho despenhado por cada uma das instituições, “que prestam grandes serviços ao município na área cultural”, o Vereador relembrou que este é um acto que a autarquia tem vindo a honrar de ano para ano. A criação de novos públicos, a aposta na formação e oferta de produtos de qualidade foram algumas das mais-valias que Luís Diamantino identificou fruto do trabalho das associações apoiadas – o Varazim Teatro, que todos os meses traz uma nova peça de teatro à Póvoa e, nas suas actuações, tem levado o nome da Póvoa um pouco por todo o país; a Banda Musical, que hoje conta na sua fileira com jovens músicos formados na sua própria escola; o Cineclube Octopus, cuja aposta cinematográfica passa por trazer filmes que não os dos circuitos comerciais, apostando mais na qualidade e no cinema de autor.

O protocolo assinado com a Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, representada pelo  Presidente da Direcção, António Conceição, estabelece um apoio financeiro de 35 mil euros, destinados à comparticipação nos custos da actividade e funcionamento da Associação, que, em contrapartida, compromete-se a realizar oito concertos no concelho, durante este ano, e a manter em funcionamento as suas escolas actualmente existentes e a criar novas escolas noutras freguesias, caso hajam alunos interessados na sua frequência.

11 mil euros foi o montante atribuído ao Cineclube Octopus, representado por Nuno Lopes, que, através do protocolo, se compromete a assegurar a exibição de um mínimo de 40 filmes nas suas sessões regulares e três filmes em sessões destinadas ao público estudantil (do nível primário) do concelho da Póvoa de Varzim. As sessões de cinema devem ter lugar às quintas-feiras, preferencialmente no Auditório Municipal, excluindo o período entre 15 de Julho e 15 de Setembro. Entre as várias cláusulas, o Octopus compromete-se ainda a exibir filmes de qualidade, dando especial relevo aos filmes portugueses, dos países de expressão oficial portuguesa e europeus, a levar a cabo outras actividades complementares e a assumir os custos relacionados com o aluguer dos filmes, respectivo transporte e demais despesas burocráticas, sendo que as receitas de bilheteira são pertença do Cineclube Octopus. A autarquia compromete-se a ceder o Auditório Municipal e ainda a assegurar a presença de um técnico projeccionista nas sessões de cinema.

Responsável pela Temporada Teatral da Póvoa de Varzim, o Varazim Teatro, representado pelo seu presidente, Eduardo Faria, recebe um subsídio de 40 mil euros e compromete-se a levar a cena duas peças de teatro, uma para adultos e outra para crianças, sendo que de cada uma das peças deve ser feita um mínimo de seis representações. O Varazim Teatro compromete-se ainda, a programar outras actividade teatrais, quer para o público escolar, quer para o público adulto, e apresentar ainda, no mínimo, nove espectáculos durante a Temporada Teatral. À semelhança do estabelecido com o Octopus, também o Varazim Teatro fica com as receitas de bilheteira. Já a autarquia compromete-se a ceder um espaço para ensaios e representações.