Esta mesa redonda que reuniu o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino; o Capitão de Fragata e diretor do ISN; José António Velho Gouveia; o Capitão do Porto da Póvoa de Varzim, José Manuel Marques Coelho; José Viana, o construtor naval e responsável pela recuperação do barco e Maria de Jesus Rodrigues teve como objetivos destacar o património local e o barco salva-vidas como peça emblemática numa terra com tão fortes ligações ao mar e também foi uma forma de não deixar passar em branco o dia do pescador, que se celebrou no dia 31 de maio.

A recuperação do barco salva-vidas “Cego do Maio” está a decorrer desde abril e foi possível graças ao protocolo estabelecido entre o Município e a Marinha Portuguesa.

Esta iniciativa levou muitas pessoas ao Museu Municipal.