A Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, considera esta temática uma “preocupação”, pois tem “assolado o nosso concelho de forma significativa”, pelo que é necessário “envolver todas as entidades que têm contacto com este problema numa rede de intervenção eficaz, sobretudo na prevenção”.

A respeito deste trabalho coletivo tão necessário, Andrea Silva destacou a importância de protocolos de cooperação, como o que foi celebrado entre o Município e a Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, para uma articulação mais rápida e eficiente entre as várias instituições.

Para tal, está em fase de preparação um manual de procedimentos comum a todas as entidades parceiras, que irá permitir “falarmos todos a mesma linguagem”, através de um “atendimento mais especializado e um encaminhamento correto, que permita tratar, em paralelo, todos os diferentes problemas inerentes a cada caso”.

A Vereadora da Coesão Social sublinhou a importância de “sensibilizar a população para este tipo de violência, que não é apenas de género, mas também de família e que afeta todos, dos mais novos aos menos jovens.”

Deste modo, o Município mostra-se empenhado num trabalho de prevenção, através da promoção contínua de sessões de esclarecimento que permitam uma interpretação correta e atempada dos sinais que indicam um problema de violência doméstica. E este processo preventivo, salientou Andrea Silva, “tem de começar nas escolas”, antes mesmo de passar pelas instituições que contactam diariamente com este problema e pelas forças de segurança, “que são a nossa última linha de defesa”.