Ministradas pelo Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto no âmbito do projeto “PVPV – Póvoa de Varzim Promove Valores”, as sessões têm como objetivo abordar os desafios que se colocam às relações interpessoais na escola, seja na dimensão educativa seja na dimensão organizacional.

O Projeto “PVPV – Póvoa de Varzim Promove Valores”, elaborado em parceria/articulação com todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do concelho, é direcionado aos alunos do 1º/2º, 5º, 7º e 10º ano de escolaridade dos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho e tem como objetivo nuclear o desenvolvimento de práticas inovadoras de intervenção psicossocial que previnam o risco de insucesso e abandono escolar, bem como sejam promotoras do sucesso escolar das crianças e jovens deste Concelho.

Este Projeto, que irá vigorar durantes 3 anos letivos, com início no ano letivo 2018/2019, encontra-se alicerçado em 4 Ações, são elas: Ação 1 – “Elos Pais”, que tem como finalidade sensibilizar e capacitar as famílias para a adoção de estratégias exequíveis de parentalidade consciente, positiva e comprometida no processo educativo dos seus filhos; Ação 2 – “Elos – PD/PND”, que tem como objeto a capacitação dos docentes para novas aptidões pedagógicas para lidar com os novos desafios da educação no século XXI, bem como dotar o pessoal não docente de estratégias que contribuam para a promoção de um bom relacionamento com os(as) alunos (as) e de um bom ambiente escolar; Ação 3 – “Elos de Cidadania”, que tem como uma das finalidades promover representações e princípios sobre o “ser e saber estar” com os outros, as atitudes e comportamentos prossociais, bem como fomentar princípios de cidadania participativa, utilizando para o efeito a exploração da língua materna como ferramenta psicopedagógica; e por ultimo a Ação 4 – “Elos… Trampolim para a Criatividade”, cujo um dos objetivos é o de contribuir para o desenvolvimento de competências na área da língua materna, bem como dinamizar concurso nas áreas abordadas em diferentes ateliês, que valorizem e premeiem os trabalhos criativos e inovadores neles desenvolvidos.

As metas que nos propomos atingir com a implementação deste Projeto são: diminuir em 25% a taxa de retenção dos alunos e aumentar em 10% a qualidade do sucesso relativamente à percentagem de alunos com um ou mais níveis/classificações inferiores ao nível três.

A monitorização e o acompanhamento técnico e científico deste processo ficarão a cargo da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação – Universidade do Porto.